27/02/2018 às 19:36

Alunos de CILs treinam para ser voluntários no Fórum Mundial da Água

Estudantes vão auxiliar o público no evento internacional, de 18 a 23 de março, em Brasília. Nesta terça (27), a capacitação ocorreu no centro de línguas da Asa Sul

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

Para serem voluntários no 8º Fórum Mundial da Água, alunos dos cursos de inglês, espanhol e francês de centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal passam pela primeira fase de treinamento.

Capacitação de alunos do CIL voluntários no 8º Fórum Mundial da Água começou nesta terça-feira (27).

Capacitação de alunos de CILs para serem voluntários no 8º Fórum Mundial da Água começou nesta terça-feira (27). Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Nesta terça-feira (27), a capacitação foi iniciada na unidade da 908 Sul, com estudantes de diferentes centros, como de São Sebastião, do Gama e do Guará.

Amanhã, o treinamento será no CIL de Sobradinho pela manhã e no de Taguatinga, à tarde.

No total, 220 alunos de CILs vão participar do encontro internacional. Eles vão recepcionar o público, dar apoio e orientações.

Mais do que ofertar aos estudantes a oportunidade de praticar com estrangeiros a língua aprendida em sala de aula, a proposta do voluntariado no evento é integrá-los no debate sobre a água.

Por isso, o treinamento apresentou temas relacionados à questão hídrica, como a escassez. “A ideia é internalizar nos jovens e professores que a água é finita, escassa e muito vulnerável”, resumiu Eliana Fortis, especialista em recursos hídricos e voluntária no comitê executivo do fórum.

[Olho texto='”A ideia é internalizar nos jovens e professores que a água é finita, escassa e muito vulnerável”‘ assinatura=”Eliana Fortis, especialista em recursos hídricos” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em seguida, os alunos puderam compreender o que é e como funcionará a edição de Brasília do Fórum Mundial da Água.

De acordo com a coordenadora de Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), Magaly Vasconcelos, esta é a primeira vez que o evento internacional conta com voluntariado.

“É uma oportunidade para treinarem com estrangeiros, perceberem as variedades de sotaque e como podem melhorar nos estudos”, pontuou.

Estudante de inglês no CIL de São Sebastião, Herick Klein, de 17 anos, vai para sua segunda experiência como voluntário. “No ano passado, participei de um evento preparatório para o fórum. Dividiram-nos em duplas, e pude aprender um pouco de francês com a minha parceira.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Herick destacou ainda que o maior ganho foi na pronunciação das palavras: “[Na prática], a gente percebe que muda muito entre os países e aproveitamos para saber mais”, avaliou.

Além dos centros interescolares de línguas, cerca de 600 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) vão atuar como voluntários. Eles ganharão uniforme, lanche, transporte e certificado. O treinamento é de responsabilidade da ANA.

Também serão capacitados aproximadamente 50 professores, que vão supervisionar os estudantes. Os docentes farão parte da segunda fase do treinamento, com instruções sobre regras, limites e recomendações para as atuações dos voluntários.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O encontro global ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Inscrições para o fórum estão abertas no site oficial

Quem quiser acompanhar os debates do 8º Fórum Mundial da Água no Centro de Convenções pode se inscrever por meio do site oficial do evento, na aba Inscrições.

Os ingressos dão direito à participação da abertura, do encerramento, das sessões do encontro, dos almoços e dos eventos culturais na exposição e na feira.

O segundo lote será vendido até esta quarta-feira (28). Brasileiros e cidadãos de países que não integram a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico têm 50% de desconto no cadastro.

Estudantes, por sua vez, usufruem de abatimento de até 80% na adesão. A partir de quinta (1º), começa a venda do terceiro lote de ingressos.

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Edição: Raquel Flores