27/02/2018 às 10:20, atualizado em 27/02/2018 às 16:12

Governador assina ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque

Obras devem ser finalizadas em seis meses e beneficiarão 8.850 passageiros do metrô que moram em Águas Claras e Vicente Pires

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou nesta terça-feira (27) a ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque, da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), em Águas Claras.

O governador Rodrigo Rollemberg assinou, nesta terça-feira (27), ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque. As obras devem ser finalizadas em seis meses

O governador Rodrigo Rollemberg assinou nesta terça-feira (27) ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque. As obras devem ser finalizadas em seis meses. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O valor contratado da obra é de R$ 2.443.069,28. A previsão é que a unidade seja inaugurada em seis meses. Serão beneficiados 8.850 passageiros do sistema metroviário.

“Além de favorecer a população com mais uma estação, há o aspecto de criação de empregos. Estamos aumentando a cada ano a capacidade de investimento e isso tem permitido que o DF tenha um volume de obras maior, o que ajuda a recuperar a economia”, disse Rollemberg.

As melhorias na estação incluem:

  • Recuperação de peças e elementos estruturais
  • Recuperação da cobertura, das vedações, de revestimentos e de pisos
  • Readequação das dependências e das instalações
  • Urbanização do entorno (calçadas, paraciclos, iluminação)
  • Modernização da acessibilidade (colocação de piso tátil e direcional, adequação de acessos e rampas)

A entrega da nova estação é uma demanda antiga, já que a construção deveria ter sido concluída há 20 anos. As benfeitorias permitirão ampliar a prestação do transporte metroviário, bem como aumentar a receita tarifária.

Próximo à nova unidade de embarque e desembarque de passageiros encontram-se cinco empreendimentos de uso comercial e residencial, cinco faculdades e duas igrejas.

“Temos outras entregas: a modernização e expansão do metrô em Samambaia, licitamos semana passada a segunda etapa do metrô sustentável, além de duas estações na Asa Sul”, disse o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado.

Nomeação de servidores

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço nesta manhã, aprovados em concurso para o Metrô-DF questionaram o governador sobre futuras nomeações.

Rollemberg explicou que espera a aprovação de projeto de lei apresentado pelo Executivo local à Câmara Legislativa que recompõe o orçamento do DF.

“Tão logo seja aprovado, teremos condições de anunciar nomeações em diversas áreas, como na saúde, nos sistemas penitenciário e socioeducativo e no Metrô”, disse.

A expectativa, segundo ele, é que a matéria seja votada ainda nesta terça.

Pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para conclusão da Estação Estrada Parque.

Edição: Paula Oliveira