28/02/2018 às 16:28, atualizado em 28/02/2018 às 18:06

Faixas exclusivas da EPTG e da EPNB ficam liberadas nesta quarta-feira (28)

Objetivo é reduzir congestionamentos em virtude do descarrilhamento de um trem do metrô em Águas Claras. Estação Arniqueiras já está disponível para os passageiros

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A estação Arniqueiras do metrô de Brasília foi liberada por volta das 16 horas desta quarta-feira (28). Assim, o fluxo dos trens, interrompido desde a manhã em razão de um descarrilhamento, fica estabilizado a partir da Central, na Rodoviária do Plano Piloto.

O funcionamento segue normal da Estação Águas Claras até Ceilândia e Samambaia. Somente o trecho entre as plataformas de Arniqueiras e Águas Claras continua interditado até a retirada dos quatro vagões e a recuperação dos trilhos (veja o mapa).

Para amenizar o impacto da suspensão do serviço no horário de rush, os motoristas estão autorizados a usar as faixas exclusivas das principais vias de acesso a Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), as faixas da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) para veículos de passeio ficarão disponíveis até as 23h59 de hoje. Condutores que trafegaram pela pista restrita a ônibus depois das 9 horas terão as autuações canceladas.

Além disso, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) manterá liberadas as faixas exclusivas da W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul também até as 23h59 desta quarta.

Já o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) colocou à disposição ônibus para baldeação gratuita entre as Estações Arniqueiras e Águas Claras. De acordo com a autarquia, serão 11 veículos no total para esse serviço.

Edição: Marina Mercante