06/03/2018 às 13:43, atualizado em 06/03/2018 às 17:13

Adasa autoriza Caesb a aumentar vazão mensal média

Além disso, os irrigantes passam a poder captar água diariamente, e não mais em dias alternados

Por Da Agência Brasília, com informações da Adasa-DF

 A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) autorizou a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) a aumentar a vazão média mensal captada do reservatório do Descoberto para até 3,3 metros cúbicos por segundo. A decisão foi publicada nesta terça (6) no Diário Oficial do DF.

A Adasa-DF autorizou a Caesb a aumentar a vazão média mensal captada do reservatório do Descoberto para até 3,3 metros cúbicos por segundo.

A Adasa-DF autorizou a Caesb a aumentar a vazão média mensal captada do reservatório do Descoberto para até 3,3 metros cúbicos por segundo. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília-21.2.2018

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Pela resolução anterior, a Caesb podia captar até 3,1 metros cúbicos por segundo. Outra mudança é que os irrigantes dos principais afluentes do reservatório ficam autorizados a captar água diariamente das 6 às 9 horas. A permissão era do mesmo horário, porém em dias alternados.

A decisão levou em conta o aumento do volume útil dos dois reservatórios (Descoberto e Santa Maria).  De fato, em meados de fevereiro, o Descoberto apresentava volume útil na ordem de 54%, e o Santa Maria, de 40%.

Com base nessa análise, as curvas de referência adotadas para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios foram atualizadas para o ano de 2018.

De acordo com a projeção, as metas para este ano são:

A curva de acompanhamento dos reservatórios foi elaborada a partir do estudo de cenários feito pela Adasa, com participação da Caesb e da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

A avaliação é feita com base nos níveis do reservatório, cuja alteração se dá em razão da situação climática, das entradas de água trazidas pelos afluentes e das saídas, oriundas do consumo pela população, do consumo dos agricultores e da evaporação.