08/03/2018 às 11:35, atualizado em 17/03/2018 às 16:32

Fórum Mundial da Água: Green Nation levará experiências interativas e sensoriais para o encontro

Em uma área de 2,7 mil metros quadrados na Vila Cidadã, o visitante percorrerá nove estações onde terá lições de sustentabilidade. Na instalação Submarino, por exemplo, serão apresentadas a flora e a fauna do fundo do mar

Por Da Agência Brasília

O movimento brasileiro Green Nation vai ocupar 2,7 mil metros quadrados da Vila Cidadã, no 8º Fórum Mundial da Água, com uma instalação com nove ambientes e atividades interativas e sensoriais.

O percurso gratuito terá duração de uma hora e vinte minutos e trará as seguintes estações: Antártica, Submarino, Nave, Asa Delta, Florestas do Mar, Falta Água, Plante Água, PET Vira PET e Sabores e Sentidos.

Também haverá oficinas, festival multimídia, mostra de cinema e contação de histórias. A programação está no site do Green Nation.

Experiências educativas e sensoriais

Na instalação Submarino, o público, por meio de um ambiente multimídia, vai imergir ao fundo do mar para ter contato com a fauna e a flora marinha, que sofrem com poluição e pescas predatórias.

[Olho texto=”Na instalação Submarino, o público, por meio de um ambiente multimídia, vai imergir ao fundo do mar para ter contato com a fauna e a flora marinha, que sofrem com poluição e pescas predatórias” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Na Asa Delta, um simulador em realidade virtual fará com que os visitantes viajem a lugares no Brasil em que a água é protagonista no transporte, na alimentação, na geração de energia elétrica.

O público também conhecerá como é a vida no frio extremo, por meio da instalação Estação Antártica, que reproduzirá o laboratório e a moradia dos cientistas no continente gelado.

Na Sabores e Sentidos, haverá degustação de diferentes sucos e lições sobre embalagens, que vai muito além da proteção do alimento. Tudo isso de olhos vendados.

Os caminhos da reciclagem e as oportunidades para o reaproveitamento do plástico são o foco da PET Vira PET, que mostra a importância da reciclagem e a sua relação com a economia de água e a redução do lixo no planeta.

O que é o Fórum Mundial da Água

[box-forum-agua]

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha