10/03/2018 às 18:56, atualizado em 10/03/2018 às 19:15

Ponte das Garças ficará interditada nos próximos fins de semana

Medida é necessária para a execução de obras de melhoria na estrutura, como recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) promove a revitalização da Ponte das Garças, próximo ao Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna (Deck Sul). Para a execução da manutenção completa, o local será novamente interditado nos próximos fins de semana.

Novacap promove revitalização da Ponte das Garças. Medida é necessária para a execução de obras de melhoria na estrutura, como recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação.

Novacap promove revitalização da Ponte das Garças. Interdição é necessária para a execução de obras de melhoria na estrutura, como recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Aos sábados e domingos, no período das 8 às 18 horas, o trânsito de veículos ficará suspenso para a execução dos serviços. Caso a chuva atrapalhe o andamento das obras, existe a possibilidade de a ponte ficar interditada por mais horas aos fins de semana.

Neste sábado (10), a empresa pública desentupiu drenos a fim de evitar infiltrações no elevado e recuperou corrimãos e guarda-corpos na passagem de pedestres. Amanhã, esses serviços continuam.

Tráfego de veículos pesados será proibido por até 120 dias

O trabalho da Novacap, porém, não se restringirá aos fins de semana. Ações serão executadas na ponte todos os dias. Assim, para garantir a segurança dos funcionários, o tráfego de veículos pesados será proibido por um período de até 120 dias, de acordo com a empresa pública.

[Olho texto=”“A Ponte das Garças tem uma estrutura muito robusta e a população está segura ao usá-la”” assinatura=”Júlio Menegotto, diretor-presidente da Novacap” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, caminhões do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também ficam impedidos de circular pela ponte. Os ônibus do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), por sua vez, serão substituídos por micro-ônibus.

Ainda para zelar pela segurança dos trabalhadores, serão instalados redutores de velocidade na via.

Reparos na Ponte das Garças são preventivos

Os reparos ocorrem de forma preventiva, de acordo com o diretor-presidente da Novacap. “A Ponte das Garças tem uma estrutura muito robusta e a população está segura ao usá-la”, garantiu Menegotto.

As melhorias no elevado incluem recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação.

A junta de dilatação permite aos dois tabuleiros, nos quais a ponte está assentada, se expandir em horários mais quentes. Ela será adquirida pela Novacap e será feita de material emborrachado.

[Olho texto=”As melhorias no elevado incluem recuperação de lajes, substituição do pilar central e recolocação da junta de dilatação” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

As obras de revitalização estão sendo feitas logo na Ponte das Garças porque não havia problemas urgentes e a própria equipe da empresa pública pode tocar as obras.

“Aqui, começamos com obra direta. No caso da Ponte JK, estamos na fase final de definição de orçamento para revitalização. E, para a Honestino Guimarães, finalizamos o projeto básico para, então, contratarmos o projeto executivo”, explicou Menegotto.

A suspensão do tráfego é feita em parceria com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A Companhia Energética de Brasília (CEB) também presta suporte para recomposição de eventuais cabos de energia rompidos durante o serviço.

Edição: Renaro Cardozo