10/03/2018 às 09:22, atualizado em 12/03/2018 às 18:05

Programa Adasa na Escola contribui com atividades lúdicas no Fórum Mundial da Água

Iniciativa oferece a colégios de Brasília palestras sobre o uso racional dos recursos hídricos. Escola Classe 45 de Ceilândia recebeu o projeto no início do mês

Por Paloma Suertegaray, da Agência Brasília

Oficinas, brincadeiras e muito aprendizado serão as contribuições do Programa Adasa na Escola no 8º Fórum Mundial da Água, evento que ocorre em Brasília de 18 a 23 de março.

Programa Adasa na Escola oferece a colégios de Brasília palestras sobre o uso racional dos recursos hídricos. Escola Classe 45 de Ceilândia recebeu o projeto no início do mês.

Programa Adasa na Escola oferece a colégios de Brasília palestras sobre o uso racional dos recursos hídricos. Escola Classe 45 de Ceilândia recebeu o projeto no início do mês. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A iniciativa, que oferece palestras em colégios sobre o uso consciente dos recursos hídricos e a destinação correta do lixo, ganhará espaço na Vila Cidadã — com entrada gratuita —, além de ser tema de debates técnicos.

A programação aberta ao público incluirá várias atividades lúdicas, que costumam ser reproduzidas nas edições do projeto.

“Uma das mais tradicionais é o escovódromo, em que os visitantes poderão simular a escovação dos dentes, para saber quanta água é desperdiçada”, explica a responsável técnica pelo Adasa na Escola, Cássia Van Den Beusch.

O estande na Vila Cidadã contará também com amarelinha educativa e um lago para pescaria, onde as pessoas aprenderão sobre a separação de resíduos sólidos. “Uma população educada forma cidadãos educados, que estarão cientes da sua responsabilidade com o meio ambiente”, destaca Cássia.

[Olho texto=”Os colégios que desejam receber o Adasa na Escola devem efetuar cadastro e agendamento por e-mail ou por telefone” assinatura=”” esquerda_direita_centro=””]

Inscritos no fórum poderão, ainda, assistir à exposição técnica do programa. Serão abordados objetivos, desenvolvimento e resultados da iniciativa, em caráter científico.

Adasa na Escola já atendeu mais de 150 mil alunos

“Nós, alunos da Escola Classe 45, prometemos nos tornar Guardiões da Água contra o mal do desperdício”, repetem em coro os estudantes da unidade de ensino em Ceilândia.

Em 2 de março, eles assistiram a uma palestra do Adasa na Escola. Aprenderam sobre como economizar água, evitar a poluição do recurso e diminuir riscos de proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

[Olho texto='”Gostei de todas as partes, mas principalmente de aprender que não podemos desperdiçar água nem jogar lixo nos mares e rios, ou os peixes vão morrer”‘ assinatura=”Luis Felipe Nascimento, de 8 anos, aluno do terceiro ano da Escola Classe 45″ esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa é executado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa). De 2010 a 2017, foram atendidos 158.541 alunos do ensino fundamental, em 387 colégios públicos e privados.

Também foram capacitados 6.517 professores. A iniciativa conta com equipe técnica especializada e muitos recursos didático-pedagógicos, como cartilhas, planos de aula e cadernos de exercícios.

A responsável pela apresentação em Ceilândia foi a sanitarista Núbia Maia, de 24 anos. Para animar os pequenos, ela presenteou com chaveiros e chapéus os alunos que responderam a perguntas sobre o conteúdo. “Acredito que as crianças são as sementes que vamos colher daqui a uns anos. É melhor mudar as mentes que ainda estão em formação”, disse.

O estudante do terceiro ano Luis Felipe Nascimento, de 8 anos, demonstrou ter prestado atenção e foi premiado na gincana. “Gostei de todas as partes, mas principalmente de aprender que não podemos desperdiçar água nem jogar lixo nos mares e rios, ou os peixes vão morrer.”

A coordenadora pedagógica da escola, Leandra Saraiva, acompanhou a palestra e elogiou o projeto. “É sempre bom fazer um trabalho de base a respeito desses assuntos, para evitar problemas no futuro”, comentou.

Colégios precisam se cadastrar para receber o programa Adasa na Escola

Os colégios que desejam receber o Adasa na Escola devem efetuar cadastro e agendamento por e-mail ou por telefone, disponíveis no site da agência reguladora. A seleção prioriza os locais que ainda não foram contemplados com uma visita.

Neste ano, a meta do programa foi ampliada de 20 para 25 mil alunos atendidos por ano.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Edição: Marina Mercante