14/03/2018 às 14:59, atualizado em 14/03/2018 às 16:42

Planetário sediará Planeta ODS durante 8º Fórum Mundial da Água

Tema água será explorado por meio de exposições, filmes e debates, que ocorrem de 19 a 23 de março. Atividades gratuitas são abertas ao público mediante inscrição

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

De 19 a 23 de março, o Planetário de Brasília será transformado no Planeta ODS, em referência aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Planetário de Brasília.

Planetário de Brasília. Foto: Andre Borges/Agência Brasília – 28.12.2016

Durante o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá de 18 a 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serão promovidos, no planetário, debates sobre o objetivo de número 6 (ODS 6) da entidade internacional: água potável e saneamento.

O projeto é uma parceria do governo de Brasília, por meio da Assessoria Internacional da Governadoria, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

“Será um evento transversal ao fórum, em que mostraremos o caráter internacional da cidade e como o governo dialoga com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, destaca a chefe da Assessoria Internacional do governo de Brasília, Renata Zuquim, que reforça que a iniciativa integra a Política de Inserção Internacional de Brasília.

“A proposta é promover debates e exposições que conectam questões relacionadas à água, com base nos eixos da Agenda 2030: paz, pessoas, planeta, prosperidade e parcerias”, afirma o assessor sênior do PNUD no Brasil, Haroldo Machado Filho.

As atividades gratuitas incluem mesas-redondas, exibição de filmes de curta-metragem e fulldome — tecnologia em que as películas são exibidas em uma tela semiesférica com sons e imagens de alta qualidade que confundem os sentidos.

A abertura oficial do Planeta ODS ocorrerá na segunda-feira (19) e será fechada para convidados. De 20 a 23 de março, inicia-se a programação para o público, que deve se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Haverá ainda um espaço colaborativo, em parceria com estudantes universitários, para gravação de depoimentos do público sobre sua relação com a água.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pelo governo de Brasília, serão apresentadas iniciativas como o fechamento do Lixão da Estrutural e a desobstrução da orla do Lago Paranoá.

Os visitantes participarão de debates sobre água e governança, colaboração do setor privado para o alcance das metas do ODS 6, empreendedorismo e gestão de recursos hídricos e desenvolvimento rural sustentável. Em 22 de março, será lançado o Relatório Mundial da Água 2018.

Também são parceiros da iniciativa a Secretaria de Governo da Presidência da República e Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

Ações do governo de Brasília estão alinhadas aos ODS

O Executivo local aderiu à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em 24 de outubro de 2016, e, em fevereiro, foi criado um grupo de trabalho para monitorar o desenvolvimento das metas propostas pelo organismo internacional.

Entre as ações desenvolvidas pelo governo de Brasília que vão ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável estão a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos, a Estratégia de Saúde da Família, a entrega de escrituras, a implementação do Aterro Sanitário de Brasília, as obras de captação de recursos hídricos e os programas Criança Candanga e Brasília Cidadã.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Adasa-DF — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

Planeta ODS

Abertura (fechada para convidados): 19 de março (segunda-feira)

Visitação: de 20 a 23 de março (de terça a sexta-feira)

Acesso livre mediante inscrição

Veja a programação completa

Planetário de Brasília (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães)

 

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Edição: Paula Oliveira