16/3/18 18:25
Atualizado em 16/3/18 às 18:25

Lago Paranoá abriga programação do 8º Fórum Mundial da Água

Neste domingo (18), a orla da Ponte JK terá atrações como campeonatos esportivos, SUP gratuito e apresentações culturais para celebrar o Dia Mundial da Água (22 de março)

Uma série de atividades no Lago Paranoá abrirá a programação do 8º Fórum Mundial da Água na cidade neste domingo (18). A partir das 6h30, a orla da Ponte JK receberá ações gratuitas (veja a arte) para celebrar o Dia Mundial da Água — 22 de março.

Lago Paranoá, Brasília, DF, Brasil 7/2/2018 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.Uma série de atividades no Lago Paranoá abrirá a programação do 8º Fórum Mundial da Água neste domingo (18). A partir das 6h30, a orla da Ponte JK receberá ações gratuitas (veja a arte) para celebrar o Dia Mundial da Água — 22 de março.
Lago Paranoá recebe atividades especiais durante o 8º Fórum Mundial da Água. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Promovido pelo movimento brasiliense #OcupeOLago, o evento visa atrair cidadãos, empresas e governos para a utilização consciente do recurso hídrico. A expectativa de público é de cerca de 5 mil pessoas, segundo os organizadores.

Estão previstas cerca de 30 atrações esportivas e culturais. Só na água, serão 13 esportes: canoa havaiana, canoagem, corrida na água (deep water running), futevôlei, mergulho, natação, paracanoagem, polo aquático, regata, remo olímpico, stand up paddle (SUP), vela e vela adaptada.

Além das práticas esportivas, a programação contará com iniciativas de conscientização, como entrega de mudas de espécies do Cerrado e coleta de resíduos para a Arte com lixo, instalação que será apresentada na Vila Cidadã.

Haverá ainda atividades infantis, de promoção à saúde, aulas gratuitas de remo olímpico, e caiaques e SUP liberados para a população.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água gratuitamente.

Para o idealizador do movimento e presidente da Associação Ocupe o Lago, Marcelo Ottoni, a iniciativa promove a união dos esportes aquáticos. “Muitas dessas modalidades estão ali no lago, lado a lado, mas não interagem. Será bastante emblemático tê-los todos em um mesmo evento.”

O que é o movimento #OcupeOLago

Com o objetivo de chamar a atenção dos brasilienses para a ocupação do Lago Paranoá, o movimento #OcupeOLago nasceu em 2013.

Para Marcelo Ottoni, a participação no 8º Fórum Mundial da Água é uma forma de reconhecimento perante o poder público. “Fazer parte desse evento é um motivo de muito orgulho. É uma forma de mostrar para o mundo o nosso trabalho.”

Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Fórum Mundial
da Água

Fórum Mundial da Água 2018

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água no Lago Paranoá

18 de março (domingo)

Das 6h30 às 15 horas

Na orla da Ponte JK

Entrada gratuita

Galeria de Fotos

Lago Paranoá abriga programação do 8º Fórum Mundial da Água