19/03/2018 às 09:02, atualizado em 19/03/2018 às 13:12

Água e espiritualidade serão debatidas em painel do 8º Fórum Mundial

Discussão com líderes e sacerdotes de matrizes religiosas ocorrerá na quinta (22), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 14h30 às 18 horas

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Líderes e sacerdotes de matrizes religiosas levarão uma visão de suas crenças e saberes ao 8º Fórum Mundial da Água, que começou nesse domingo (18) e segue até sexta-feira (23), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Budismo, cristianismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, tradições indígenas e matrizes africanas estarão representadas no painel Água e Espiritualidade: o Encontro do Sagrado com a Vida, em 22 de março, Dia Mundial da Água.

Das 14h30 às 18 horas, no Auditório Planalto, os convidados promoverão debate mediado pela colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg.

Os temas trabalhados serão:

  • Água
  • Sagrado
  • Vida
  • Espiritualidade compartilhada com o elemento água
  • Respeito entre as crenças religiosas
  • Visão holística da água

“A ideia é mostrarmos a água como símbolo da origem da vida, da união e do respeito e que deve ser compartilhada entre todos”, resume a chefe da Assessoria Internacional da Governadoria, Renata Zuquim.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Os participantes também apresentarão rituais — que podem ser, por exemplo, orações, danças, vídeos, falas ou fotos — das diversas vertentes e farão um ritual coletivo de purificação dos recursos hídricos.

Haverá ainda um momento de interação com o público. Ao final, eles assinarão uma declaração de compromisso com o compartilhamento da água.

Vila Cidadã tem atrações gratuitas

Desde sábado (17), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã. O espaço é aberto ao público e oferece atrações das 9 às 21 horas.

A área tem mais de 10 mil metros quadrados e fica no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Para ter acesso à Vila, basta se credenciar no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Adasa-DF — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

Até 23 de março (sexta-feira)

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial

Acesse a programação completa

Edição: Raquel Flores