19/3/18 13:41
Atualizado em 19/3/18 às 14:11

Alunos da Fábrica Social Itinerante recuperam cadeiras de rodas

Projeto-piloto começou por Planaltina, onde, nesta segunda (19), foram entregues equipamentos prontos para uso de pacientes do hospital regional

Quinze cadeiras de rodas ou de banho e duas macas foram entregues ao Hospital Regional de Planaltina nesta segunda-feira (19). Recuperados por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante, os equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes da unidade de saúde.

Cadeiras de rodas são recuperadas por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante, os equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes da unidade de saúde.
Cadeiras de rodas são recuperadas por alunos do curso de montagem e manutenção do projeto-piloto Fábrica Social Itinerante. Equipamentos poderão ser utilizados novamente por pacientes do Hospital Regional de Planaltina. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O curso é de curta duração, com dez aulas, das quais participam 30 alunos — 20 de comunidades terapêuticas que têm parceria com o governo de Brasília, e os outros dez, da população local e da Fábrica Social.

As aulas ocorrem na própria unidade hospitalar, onde eles aprendem técnicas como as de solda, tapeçaria, regulagem, serralheria, troca de peças e desempeno de rodas.

A ideia é formar multiplicadores, segundo Virgílio Monteiro Neto, subsecretário de Integração de Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

“Nessas duas semanas, preparamos pessoas para continuar o trabalho, dar manutenção a mais cadeiras. Desse grupo, sairão monitores que estarão aptos a executar o serviço”, explicou Virgílio Neto.

A entrega desta segunda-feira é a primeira de outras que devem ocorrer até a conclusão do curso, prevista para o fim da semana.

O que é a Fábrica Social

Coordenada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Fábrica Social tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva e difundir a economia solidária por meio da educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A sede fica na Cidade do Automóvel, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Quadra 14, Conjunto 2, Lote 16.

Edição: Raquel Flores

Galeria de Fotos

Alunos da Fábrica Social Itinerante recuperam cadeiras de rodas