21/03/2018 às 11:45

Governo promove visitas técnicas gratuitas para mostrar projetos de sustentabilidade

Até sábado (24), tours estarão disponíveis para participantes do 8º Fórum Mundial da Água. Lago Paranoá, Bacia do Descoberto e Pipiripau estão entre os locais

Por Da Agência Brasília

Inscritos no 8º Fórum Mundial da Água que queiram saber o que o governo de Brasília tem feito pela sustentabilidade podem conhecer seis projetos da administração pública até sábado (24), um dia após o encerramento do evento internacional.

É só agendar uma das visitas técnicas oferecidas no Espaço Brasília, na Expo, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Todas são gratuitas e serão acompanhadas por servidores do governo e/ou parceiros envolvidos nos projetos.

Cada iniciativa é com uma equipe diferente. Os projetos para visita são:

  • Aliança pelo Descoberto: visita à captação, a nascentes, parada para vista do Cerrado, acompanhamento de melhorias em estrada rural, entre outros. Das 8 às 16 horas de quinta (22). Para 26 participantes.
  • Casa Popular Inteligente: visita à unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Taguatinga. Hoje (21), das 13 às 17 horas. Para 22 participantes.
  • Estação Ecológica de Águas Emendadas: visita à captação do Fumal, córrego, trilha, degustação de sucos, entre outras atrações das 8 às 17 horas de quinta-feira (22) e de sábado (24). Para 34 participantes.
  • Lago Paranoá: visita de barco ao manancial, com palestra e demonstração do monitoramento on-line da qualidade da água. Hoje (21) e sábado (24), das 14 às 17 horas. Para 63 participantes.
  • Produtor de Água no Pipiripau: visita à captação e a duas propriedades que passarem pelos manejos do projeto. Das 8 às 17 horas de sábado (24). Para 48 participantes.

O cadastro deve ser feito no balcão de atendimento específico das visitas técnicas do Espaço Brasília. É preciso informar nome completo, e-mail, telefone e CPF ou nº do passaporte. Cada visita tem um limite de participantes, com lista reserva de dez pessoas em caso de desistência.

Tanto as refeições quanto o transporte serão providenciados pelos órgãos do governo responsáveis pelas visitas técnicas. Mais informações pelo e-mail louise.kaiser@adasa.df.gov.br ou pelos telefones (61) 3961-5035 e (61) 98309-1457. 

Vila Cidadã tem atrações gratuitas

Até sexta-feira (23), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã. O espaço do fórum é aberto ao público e oferece atrações das 9 às 21 horas.

A área tem mais de 10 mil metros quadrados e fica no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Para ter acesso à Vila, basta se credenciar no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

[box-forum-agua]

Em Brasília, é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

Até 23 de março (sexta-feira)

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial