27/03/2018 às 18:00, atualizado em 27/03/2018 às 18:03

SLU certifica blocos de carnaval que contribuíram com a limpeza urbana

Campanha reconhece o mérito de 23 grupos que se empenharam durante a folia no DF, em fevereiro, para manter as ruas livres de sujeira

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Vinte e três blocos que ajudaram a manter as ruas livres de sujeira durante o carnaval, em fevereiro, foram reconhecidos pela edição de 2018 da campanha Bloco Brasília Limpa, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

A camapanha Brasília Limpa entregou, nesta terça-feira (23), o certificados para vinte e três blocos de carnaval que se empenharam em manter a limpeza urbana durante a folia no DF

A campanha Brasília Limpa entregou, nesta terça-feira (27), certificados para 23 blocos de carnaval que se empenharam em manter a limpeza urbana durante a folia no DF. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Pelo quarto ano seguido, a autarquia concedeu certificados para os grupos que se destacaram. Desde 2015, foram entregues 43.

A diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, definiu a iniciativa como uma prova de cidadania e respeito pela cidade. “Não é porque estamos nos divertindo que podemos esquecer do resto”, alertou, em cerimônia na tarde desta terça-feira (27), no Palácio do Buriti.

“Essa é uma forma de integrar foliões e garis. Ficamos muito felizes em valorizar o trabalho da categoria, fundamental para a manutenção da cidade limpa”, acrescentou.

[Olho texto='”Não é porque estamos nos divertindo que podemos esquecer do resto”‘ assinatura=”Kátia Campos, diretora-presidente do SLU” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Premiados pelo segundo ano consecutivo, os organizadores do bloco Maria Vai Casoutras investiram em faixas de conscientização e postagens nas redes sociais para orientar os foliões. “Sujeira não combina com brincadeira”, resumiu Clarisse Marinho, de 34 anos, membro do grupo desde a fundação, em 2012.

Para a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, presente na solenidade, a premiação é um marco na mudança de hábitos e valores no Distrito Federal. “Essa é uma rede que se consolida, com atos cotidianos que fazem a diferença e que valorizam os trabalhadores da limpeza urbana”, defendeu.

A campanha do Brasília Limpa envolveu os organizadores dos blocos, os foliões, servidores do SLU e os garis, que avaliaram o desempenho dos participantes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os critérios avaliados, o principal foi a autogestão dos resíduos produzidos — quando os blocos se responsabilizam pela limpeza e dispensam o trabalho do SLU.

Também foram levados em conta no julgamento a oferta de lixeiras, a divulgação prévia de orientações sobre como colaborar com a limpeza e mensagens educativas durante a folia, itens avaliados como muito bom, bom ou ruim.

Em 2018, pelo menos 746 mil pessoas foram às ruas do Distrito Federal para curtir os 229 eventos de carnaval cadastrados pela Secretaria de Cultura.

SLU recolhe 117,5 toneladas de resíduos no carnaval

De acordo com o SLU, neste ano recolheram-se 117,5 toneladas de resíduos, levando em conta o pré-carnaval e os dias oficiais de folia — apenas de 9 a 13 de fevereiro, foram 86,2 toneladas. O restante foi recolhido em eventos carnavalescos anteriores, desde 20 de janeiro.

efetivo empregado foi de 2.425 garis. Além disso, foram distribuídos 46,5 mil sacos para coleta de resíduos.

Edição: Raquel Flores