28/03/2018 às 18:18, atualizado em 29/03/2018 às 11:31

Via-Sacra do Morro da Capelinha mudará o trânsito em Planaltina

Na sexta (30), a partir das 13 horas, a DF-230 terá sentido único no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do DF atualizou as informações sobre a atuação do Detran-DF: serão 35 agentes e 15 viaturas, e não 48 e 24, conforme publicado anteriormente.

O trânsito será alterado para a Via-Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, nesta sexta-feira (30). A tradicional procissão faz parte da Semana Santa.

A estimativa dos organizadores é que 150 mil pessoas compareçam ao evento.

A partir das 13 horas, a DF-230 terá sentido único no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130. Uma das quatro vias de acesso ao Morro da Capelinha ficará fechada para passagem dos pedestres.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As outras pistas serão para tráfego de veículos, situações de emergências e para a produção. O acesso à área da via-sacra se encerra às 21 horas.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) estará presente com 35 agentes em 15 viaturas. Dois guinchos e uma empilhadeira da autarquia darão suporte caso seja necessário remover carros parados em locais proibidos.

Eventuais delitos poderão ser registrados na Delegacia Móvel da Polícia Civil. As delegacias físicas de Planaltina e de Sobradinho receberão reforço de policiais.

SOS Criança passa a funcionar todos os dias

Depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha, o telefone do SOS Criança ficará permanentemente disponível 24 horas por dia.

Antes, o serviço era acionado apenas para eventos com grande público como o carnaval.

[Numeralha titulo_grande=”(61) 99212-7776″ texto=”Número do SOS Criança” esquerda_direita_centro=”direita”]

Por meio dele, as autoridades podem ser alertadas sobre ocorrências de desaparecimento. O número é o (61) 99212-7776.

Na mensagem, deve-se informar o lugar onde a criança foi encontrada, enviar uma foto dela e dizer sob a guarda de qual agente público ela ficou — policiais militares, bombeiros ou servidores do Detran.

Caesb vai fornecer 13 mil litros de água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai distribuir 13 mil litros de água em pontos espalhados da entrada do evento ao topo do morro, onde ocorre a encenação da ressurreição de Cristo.

Haverá cinco unidades móveis: dois caminhões com uma caixa d’água de 5 mil litros cada um (na entrada e no fim do trajeto da via-sacra) e três veículos com caixa d’água de 500 litros cada uma.

Os servidores da Secretaria de Saúde contarão com o apoio de três pontos fixos, ao longo do percurso, com uma caixa d’água de 500 litros cada um.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança também serão atendidos pela Caesb com 3 mil copos de água.

Edição: Raquel Flores