29/03/2018 às 10:25, atualizado em 30/03/2018 às 15:26

Reinaugurado, Centro de Práticas Sustentáveis lançará calendário de cursos em abril

Pronto desde 2013, prédio estava há dois anos fechado por falta de acessibilidade. Governo de Brasília reabriu o edifício nesta quinta-feira (29)

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

Fechado desde 2015, foi reinaugurado nesta quinta-feira (29) o Centro de Práticas Sustentáveis, em São Sebastião. No prédio, serão oferecidos cursos, palestras e workshops. A divulgação do calendário está prevista para abril.

O Centro de Práticas Sustentáveis foi reinaugurado nesta quinta-feira (29).

O Centro de Práticas Sustentáveis foi reinaugurado nesta quinta-feira (29). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O local ficou dois anos inativo porque precisava passar por adequações estruturais, como rampas de acessibilidade, e de um contrato para manutenção.

Ele foi construído como compensação ambiental pela construção do Jardins Mangueiral e estava até então sob a responsabilidade da empreiteira.

Após as adequações de acessibilidade, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) passa a ser o responsável pela estrutura. O centro será usado por meio de parcerias do Executivo local com entidades da sociedade civil.

[Olho texto=”“Este centro será de integração entre a cultura, o meio ambiente e a educação. É um espaço de vanguarda, um novo modelo que deve se multiplicar em outras regiões do DF”” assinatura=”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Este centro será de integração entre a cultura, o meio ambiente e a educação. É um espaço de vanguarda, um novo modelo que deve se multiplicar em outras regiões do DF”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia desta manhã.

O centro tem 10 mil metros quadrados com 10 espaços que podem ser usados como salas de aulas. Desses, há duas cozinhas experimentais para cursos de culinária experimental. Na área, também tem um auditório, dois viveiros e um galpão feito com bambu.

Com um cinema de 18 metros quadrados, o espaço poderá ser usado para a exibição de filmes com o tema de sustentabilidade e um sala multiuso e outra para artesanato.

Os interessados em contribuir com as atividades feitas no centro deverão entrar em contato com a Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental pelo telefone (61) 3214-5650.

Arquitetura do centro é sustentável

O Centro de Práticas Sustentáveis foi construído como um projeto arquitetônico para a sustentabilidade.

Os materiais foram comprados de empresas com certificado de programa internacional de atuação responsável com o meio ambiente.

Na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas e no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos da edificação, por exemplo, utilizou-se bambu.

As taipas, por sua vez, foram produzidas com o barro da própria obra, e a madeira é de reflorestamento certificado.

Além disso, o centro conta com um viveiro com mudas do Cerrado.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na reinauguração do Centro de Práticas Sustentáveis.

Edição: Raquel Flores e Paula Oliveira