30/03/2018 às 10:03

Prova Diagnóstica 2018 será aplicada em abril

Nos dias 25 e 26, alunos da rede pública avaliarão conhecimentos em língua portuguesa e matemática. Resultados vão subsidiar ações pedagógicas para fortalecer o conhecimento adquirido em sala de aula

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Para acompanhar o aprendizado de estudantes da rede pública, a Secretaria de Educação aplicará, em 25 e 26 de abril, a Prova Diagnóstica 2018.

Ela avaliará conhecimentos em língua portuguesa e matemática de alunos do segundo, terceiro, quarto, sexto e oitavo anos do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio.

De acordo com a Educação, os resultados servirão de subsídio para ações pedagógicas que fortaleçam o conhecimento adquirido em sala de aula.

O exame é uma iniciativa da pasta e será aplicado em dia letivo, no horário de aula. Todos das turmas a serem avaliadas participarão do levantamento, e um grupo responderá à prova em formato eletrônico.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além disso, para surdos, as questões serão ofertadas em vídeo com explanação em língua brasileira de sinais (Libras).

O calendário fica dividido assim: estudantes do segundo, terceiro e quarto anos do ensino fundamental terão dois dias para fazer a prova — um para português e outro para matemática. Os demais, apenas o dia 25.

O desempenho das crianças e dos adolescentes será incluído em sistema eletrônico, que criará relatórios automaticamente.

As informações, então, ficam disponíveis em recortes: aluno, turma, série, escola, regional de ensino e rede pública de ensino.

Avaliação promoverá reflexão sobre políticas públicas

Com a medida, os educadores poderão identificar em qual nível do processo de construção do conhecimento o aluno se encontra, explica a diretora de Avaliação, da Secretaria de Educação, Amanda Midôri Amano.

[Olho texto='”Ela (a Prova Diagnóstica) contribuirá para entendermos onde estamos avançando e onde podemos melhorar”‘ assinatura=”Amanda Midôri Amano, diretora de Avaliação, da Secretaria de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Ela contribuirá para entendermos onde estamos avançando e onde podemos melhorar. Será um instrumento importantíssimo para o professor que está na sala de aula”, analisa.

Para o subsecretário de Planejamento Acompanhamento e Avaliação, Fábio Pereira de Souza, os dados permitirão ainda refletir sobre as políticas adotadas pela pasta.

Na última avaliação, em outubro de 2017, foram avaliados estudantes do quinto, sétimo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio integral.