30/03/2018 às 21:43, atualizado em 30/03/2018 às 22:09

Show pirotécnico surpreende 40 mil espectadores no Morro da Capelinha

Na tradicional via-sacra de Planaltina, na noite desta sexta (30), atores representaram arcanjos antes do último ato, o da ressurreição de Cristo

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

Um show de pirotecnia com representantes dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael na 45ª Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, surpreendeu os 40 mil espectadores (segundo números da Polícia Militar) na noite desta Sexta-Feira Santa (30).

Ao final da encenação, os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael surpreendeu os fiiés que acompanhavam a Via-Sacra do Morro da Capelinha.

Ao final, atores representaram arcanjos, como Miguel, e surpreenderam os fiéis que acompanhavam a Via-Sacra do Morro da Capelinha. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O tema da tradicional encenação neste ano foi Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e o público começou a chegar logo pela manhã — algumas pessoas até mesmo de madrugada — para garantir os melhores lugares ao longo do trajeto da Paixão de Cristo: do tribunal de Pôncio Pilatos ao Monte Calvário.

O auxiliar de serviços gerais Gil Peres, de 40 anos, levou toda a família para assistir à encenação desde o início. “Esse é um dia único para nós, católicos, o momento de agradecer e lembrar que, depois da dor, vêm as coisas boas”, reflete o morador de Águas Lindas de Goiás, município no Entorno do DF.

Acompanhado da esposa e dos filhos, de 7 e de 10 anos, ele chegou às 14h30 para não perder nenhuma parte da encenação. “Nós, pais, somos os primeiros catequistas da vida dos nossos filhos, por isso a importância de ensinar as crianças desde cedo a história de Cristo.”

[Olho texto='”Esse é um dia único para nós, católicos, o momento de agradecer e lembrar que, depois da dor, vêm as coisas boas”‘ assinatura=”Gil Peres, auxiliar de serviços gerais” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ao todo, 1,4 mil voluntários trabalharam no evento: 800 na encenação e 600 na produção, som, figurino e iluminação. O evento é promovido pela Paróquia de São Sebastião desde 1973.

A Polícia Militar alocou 450 servidores para garantir a segurança. Sete pessoas foram detidas por posse de drogas. Já a Polícia Civil do DF esteve presente com a Delegacia Móvel.

Corpo de Bombeiros deslocou 74 militares e 17 viaturas, 1 helicóptero e a plataforma de observação elevada, com nove câmeras apontadas para os pontos de concentração de público no percurso.

Secretaria de Saúde atuou com três pontos de atendimento, distribuídos pela subida do Morro da Capelinha.

Para abarcar a grandiosidade do evento, o trânsito da DF-230 foi alterado desde as 13 horas, com sentido único no trecho entre o Colégio Agrícola e a rotatória com a DF-130.

Quarenta mil pessoas acompanharam a encenação.

Quarenta mil pessoas acompanharam a encenação da Paixão de Cristo em Planaltina. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Uma das quatro vias de acesso ao morro foi fechada para passagem dos pedestres e reaberta às 21 horas.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) empregou efetivo de 35 agentes e 15 viaturas. Dois guinchos e uma empilhadeira da autarquia deram suporte ao trabalho dos agentes.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuiu água em pontos espalhados pela encenação. Servidores da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também receberam apoio da Caesb.

SOS Criança passa a funcionar todos os dias

Depois da Via-Sacra do Morro da Capelinha, o telefone do SOS Criança ficará permanentemente disponível 24 horas por dia. Antes, o serviço era acionado apenas para eventos com grande público como o carnaval.

Na mensagem, deve-se informar o lugar onde a criança foi encontrada, enviar uma foto dela e dizer sob a guarda de qual agente público ela ficou — policiais militares, bombeiros ou servidores do Detran. Por meio dele, as autoridades podem ser alertadas sobre ocorrências de desaparecimento. O número é o (61) 99212-7776.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

Edição: Raquel Flores