03/04/2018 às 20:30, atualizado em 04/04/2018 às 13:27

Edital cria nova frente para reforçar a recuperação do bioma do Cerrado

Lançada nesta terça-feira (3), em parceria do governo local com outras instituições, a iniciativa vai destinar, de largada, R$ 1 milhão para recomposição florestal de pequenas propriedades rurais degradadas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

O governo de Brasília, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro, lançou, nesta terça-feira (3), edital para fortalecer as ações de recuperação de áreas degradadas no Distrito Federal. O ato ocorreu no Centro de Excelência do Cerrado (Cerratenses), no Jardim Botânico de Brasília.

Área de Cerrado no Jardim Botânico de Brasília: com o edital, áreas degradadas serão recuperadas.

Área de Cerrado no Jardim Botânico de Brasília: com o edital, áreas degradadas serão recuperadas. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Trata-se de programa-piloto que selecionará projetos de recomposição florestal em pequenas propriedades rurais, prioritariamente nas Bacias do Rio Descoberto e do São Bartolomeu. Os espaços foram escolhidos por serem importantes fontes hídricas.

Poderão se inscrever, até 4 de junho, instituições sem fins lucrativos interessadas. O edital foi publicado no site da Fundação Banco de Brasil (https://fbb.org.br/pt-br/recuperacerrado), que explicará, em oficina, os detalhes do documento a quem quiser enviar proposta.

Uma das inovações do documento é a destinação de recursos de compensação florestal para desenvolvimento de novas técnicas de recuperação, como a opção por sistemas agroflorestais, plantio direto de sementes e recondução de brota natural.

[Olho texto=”O programa selecionará, prioritariamente, projetos de recomposição de áreas rurais degradadas nas Bacias do Descoberto e do São Bartolomeu” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Neste primeiro momento, está previsto investimento de R$ 1 milhão, a título de recomposição florestal, devido pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

O recurso poderá apoiar despesas com aquisição de materiais, práticas de controle de erosão e pagamento de serviços de produção, por exemplo.

O monitoramento do processo será de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Para o secretário Igor Tokarski, a participação da sociedade em soluções para preservação do Cerrado é imprescindível.

Com a iniciativa, o grupo espera um tipo de reflorestamento que se adeque melhor às necessidades do bioma, que é diverso e exige técnicas distintas em cada área.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O lançamento do edital integra o programa Recupera Cerrado, desenvolvido pela Aliança Cerrado, uma rede permanente com membros do governo e da sociedade civil para a preservação ecológica local.

O grupo, formado em setembro de 2015, é composto por 58 instituições, entre elas organizações educacionais, financeiras e filantrópicas; associações sociais; secretarias de Estado; empresas privadas; e institutos internacionais ligados ao meio ambiente.

Edição: Vannildo Mendes