10/04/2018 às 16:59, atualizado em 11/04/2018 às 11:27

Encontro Distrital da Agroindústria oferece palestras para agricultores

Programação do evento vai até sexta-feira (13). Governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade de abertura nesta terça (10)

Por Vinícius Brandão e Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

Com o intuito de fortalecer o setor produtivo e estimular o brasiliense a comprar mais produtos locais, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal organiza o 1º Encontro Distrital da Agroindústria.

1º Encontro Distrital da Agroindústria foi aberto nesta terça-feira (10) com a presença do governador Rollemberg.

O 1º Encontro Distrital da Agroindústria foi aberto nesta terça-feira (10), na sede da Embrapa, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O governador Rodrigo Rollemberg participou da solenidade de abertura, na tarde desta terça-feira (10). “É muita alegria dar início a este evento, porque a qualidade do que é desenvolvido aqui é importante para a produção rural familiar de Brasília”, destacou o chefe do Executivo.

Na ocasião, foi assinada a Lei nº 5.800/2017, a chamada Lei de Inspeção do Distrito Federal. De acordo com a pasta, essa norma melhora a fiscalização na cadeia produtiva da agroindústria, a emissão de registro e o acompanhamento do setor.

Segundo o secretário da Agricultura do DF, Argileu Martins, o texto cria um arcabouço legal para que as equipes da pasta, durante a inspeção, informem os produtores sobre deveres e direitos.

Ele também falou sobre a importância do encontro e o investimento na agroindústria local. “O mundo caminha para que saibamos a origem do que consumimos.”

A programação prevê palestras e ciclos de debates até sexta-feira (13), das 13h30 às 18h30.

Todas as atividades ocorrerão na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen), no Parque Estação Biológica, na Asa Norte.

O encontro é organizado em parceria com a Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF).

Para o chefe-geral da Embrapa, José Cabral, os biomas brasileiros são capazes de suprir as demandas locais. “É preciso dar suporte de inovações e de tecnologias para nossos produtores. Este encontro visa levar a eles soluções para que possam expandir os negócios e o mercado.”

Distrito Federal tem 208 agroindústrias

Segundo o subsecretário de Defesa Agropecuária, Vinícius Campos, o mercado consumidor do DF está em expansão. A região conta com 208 agroindústrias registradas na secretaria e movimentou mais de 40 mil toneladas de produtos processados em 2017.

Empreendedores recebem certificados de inspeção

Também na cerimônia de abertura, o governador entregou certificados da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) para empresários.

Entre eles estava Elaine Vargas, de 58 anos, que, com o documento, vai abrir uma produtora de carnes e embutidos. “Com esse certificado, eu serei inspecionada constantemente pela Dipova, o que vai garantir a qualidade das carnes que vendo.”

Para ela, a inspeção é necessária para que não haja problemas nos produtos consumidos em Brasília. “A diretoria é muito rígida, o que é ótimo. Foi difícil me adequar ao padrão de qualidade deles, mas isso determina que a minha marca tenha esse reconhecimento a mais.”

1º Encontro Distrital da Agroindústria

De 10 a 13 de abril (terça a sexta)

Das 13h30 às 18h30

Na Embrapa Cenargen (W5 Norte, Parque Estação Biológica, Asa Norte)

Veja a programação

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg.

Edição: Marina Mercante e Vannildo Mendes