10/04/2018 às 20:04

Lideranças indígenas apresentam propostas para 15º Acampamento Terra Livre

Em reunião com o governador Rollemberg na tarde desta terça (10), organizadores pediram o espaço ao lado do Teatro Nacional para abrigar o encontro e o apoio de forças de segurança

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

Acompanhado de outras autoridades do Executivo local, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, recebeu representantes de entidades e organizações indígenas do País na tarde desta terça-feira (10).

Líderes indígenas envolvidos na organização do 15º Acampamento Terra Livre em Brasília apresentaram propostas para o encontro ao governador Rollemberg.

Líderes indígenas envolvidos na organização do 15º Acampamento Terra Livre em Brasília apresentaram propostas para o encontro ao governador Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agencia Brasilia

Envolvidos na preparação do 15º Acampamento Terra Livre em Brasília, os líderes apresentaram propostas para o encontro, que será de 23 a 27 de abril. Entre elas estavam a de usar o espaço ao lado do Teatro Nacional Claudio Santoro e o apoio de forças de segurança para garantir que o evento ocorra sem confrontos.

Rollemberg comprometeu-se a analisar os pedidos. “Vocês terão toda a liberdade de se manifestar, mas que isso seja feito de forma pacífica. Vamos chamá-los para pactuar o que podemos oferecer ao acampamento.”

Segundo as lideranças presentes na reunião com o governador, a previsão é reunir 3 mil indígenas de todo o Brasil para discutir políticas públicas voltadas a essa população.

Abril Indígena começa na sexta (13)

A partir de sexta-feira (13), Brasília sedia o Abril Indígena. Até o fim do mês, oficinas, debates e exposições farão parte da programação do 58º aniversário da capital federal.

O Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental, concentrará a maioria das atividades. O Museu Nacional, ao lado da Catedral Metropolitana de Brasília, abrigará a exposição de fotografias Yawalapiti – Entre Tempos, em que o fotógrafo Olivier Boels retrata a arte do povo yawalapiti, comunidade do Alto do Xingu, em Mato Grosso. A abertura será em 19 de abril, a partir das 19 horas.

O Abril Indígena é organizado pelo Centro de Trabalho Indigenista, em parceria com a Secretaria de Cultura. A organização sem fins lucrativos venceu o chamamento público, aberto pela pasta em outubro de 2017, para recuperar e dinamizar o espaço cultural.

Edição: Raquel Flores