13/04/2018 às 13:13, atualizado em 13/04/2018 às 14:14

DER-DF doa carros para curso de manutenção automotiva do Instituto Federal de Brasília

Veículos estavam em desuso e, agora, servem para alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos

Por Dávini Ribeiro, da Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) doou 19 veículos que estavam em desuso para o Instituto Federal de Brasília (IFB). A doação serve como material de estudo para os 250 matriculados no curso técnico em manutenção automotiva oferecido no campus da Estrutural.

Viaturas em desuso pelo DER-DF agora são utilizadas pelo IFB no curso de manutenção automotiva.

Viaturas em desuso pelo DER-DF agora são utilizadas pelo IFB no curso de manutenção automotiva. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

São um reboque, dois caminhões, três motos e 13 carros. De acordo com o DER, a maioria deles tem mais de 20 anos de uso e seria leiloada.

Professor do curso, Erich Douglas de Souza conta que apenas três automóveis estavam disponíveis para as aulas. Agora, a parte prática tem melhor aproveitamento.

“Com a maior rotatividade dos veículos no laboratório, os alunos passam a ter acesso a uma diversidade de motores, combustíveis e características dos veículos”, diz o docente.

Os automóveis chegaram ao campus entre 26 e 28 de março e já estão sendo usados pelos estudantes.

[Olho texto=”“Com os novos veículos, os alunos têm acesso a uma diversidade de motores, combustíveis e características automotivas”” assinatura=”Erich Douglas de Souza, professor no IFB do curso técnico em manutenção automotiva” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Erich esclarece ainda que, apesar dos reparos, nenhum dos veículos poderá voltar a rodar nas vias do DF. Todos foram baixados do sistema do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e não têm mais placa nem chassi. “Eles entraram no campus como material didático”, explica.

Thiago Borges, de 24 anos, é aluno do segundo semestre e procurou o curso com o intuito de abrir a própria oficina. “Sou apaixonado pela área automotiva. O IFB tem uma metodologia de ensino muito interessante. Não é como outros cursos de mecânica. A gente não aprende só a trocar peça, tem o conhecimento mais aprofundado.”

Sobre a chegada do material, o rapaz diz que é de grande ajuda para o aprendizado da atividade profissional que quer seguir.

IFB abre seleção para o curso de manutenção automotiva duas vezes por ano

O técnico em manutenção automotiva é um profissional com conhecimento dos diferentes sistemas e deve ser hábil para fazer inspeções nos veículos e diagnosticar defeitos nos sistemas mecânicos e eletroeletrônicos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Duas vezes por ano, a instituição abre processo seletivo por meio do site. Caso a demanda seja maior que a oferta, há sorteio e fila de espera.

A prática começa já no segundo semestre dos quatro que os alunos têm de cursar e é grande parte das 1.360 horas de curso.

O profissional formado na área pode abrir o próprio negócio ou atuar em montadoras de automóveis, concessionárias e revendas, oficinas mecânicas, empresas de fabricação e comercialização de equipamentos de diagnóstico.

Edição: Marina Mercante