24/04/2018 às 10:55, atualizado em 24/04/2018 às 16:31

Unidade básica do Núcleo Rural Tabatinga é inaugurada após reforma

A última obra no local ocorreu há 20 anos. Estratégia Saúde da Família cobre 100% da população da área

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

A população do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, recebeu nesta terça-feira (24) a Unidade Básica de Saúde (UBS) 14 após melhorias na estrutura. O espaço, inaugurado há 50 anos, havia sido reformado pela última vez em 1998.

Depois de participar da cerimônia de inauguração, o governador Rodrigo Rollemberg visitou a Unidade básica do Núcleo Rural Tabatinga

Depois de participar da cerimônia de inauguração, o governador Rodrigo Rollemberg visitou a Unidade básica do Núcleo Rural Tabatinga. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O investimento foi de aproximadamente R$ 180 mil. Houve intervenção em toda a parte elétrica e hidráulica, esgoto, piso, forro do teto e pintura.

A unidade básica funciona com uma equipe de saúde da família, formada por um médico, um enfermeiro, um agente comunitário e dois técnicos de enfermagem. A cobertura é de 100% da população, mais de 1,6 mil pessoas.

“Quando assumimos o governo, tínhamos 29% de cobertura da estratégia em todo o DF, hoje temos 69%. Tenho certeza de que vamos ampliar ainda mais esse número, e a população vai perceber as melhorias de ter um atendimento de qualidade perto de casa”, disse o governador Rodrigo Rollemberg, durante a cerimônia de inauguração nesta manhã.

A unidade conta agora com:

  • Consultório médico
  • Enfermaria
  • Sala de acolhimento
  • Sala de vacina
  • Sala de procedimentos
  • Sala de expurgo
  • Farmácia
A UBS 14 do Núcleo Rural Tabatinga agora conta com farmácia, consultório médico, enfermaria, sala de acolhimento, sala de vacina, sala de procedimentos e sala de expurgo

A UBS 14 do Núcleo Rural Tabatinga agora conta com farmácia, consultório médico, enfermaria, sala de acolhimento, sala de vacina, sala de procedimentos e sala de expurgo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

De acordo com o supervisor de Serviços e Atenção Primária da Gerência de Serviços 5 de Planaltina, Fábio Carlos de Sousa, a UBS 14 tem capacidade para atendimento qualificado e realiza até pequenas cirurgias, como extração de unha encravada e de verrugas. “Por isso, encaminhamos poucos casos que chegam aqui”, explicou.

De acordo com o secretário de Sáude, Humberto Fonseca, o espaço é um exemplo para o restante do DF. “Atenção primária é isso. Quando a gente tem saúde da família funcionando, tem resolutividade de 85% dos agravos.”

A UBS 14 abre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Edição: Paula Oliveira