27/04/2018 às 13:31, atualizado em 27/04/2018 às 13:38

Defensora pública-geral do DF toma posse nesta sexta (27)

Maria José Silva Souza de Nápolis é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da capital

Por Da Agência Brasília

Tomou posse como defensora-geral do DF nesta sexta-feira (27) Maria José Silva Souza de Nápolis. A cerimônia ocorreu no Palácio do Buriti. Natural do Acre (AC) e defensora pública do DF desde 2007, é a primeira mulher a ocupar o cargo em Brasília.

Maria José Silva Souza de Nápolis é a primeira mulher a ocupar o cargo de defensora pública-geral na história da capital

Maria José Silva Souza de Nápolis é a primeira mulher a ocupar o cargo de defensora-geral na história de Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Na solenidade, Maria José disse que um dos seus objetivos é difundir o trabalho do órgão por meio de projetos em escolas do DF. “Queremos, entre outras ações, produzir vídeos de educação em direito.”

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, destacou a importância do órgão para garantir o acesso à Justiça da população mais carente.

“Ela passa a ter uma missão muito importante especialmente para os mais necessitados, que não têm condições de contratar um advogado. Essas pessoas têm na Defensoria Pública o seu instrumento para garantir seus direitos”, afirmou Rollemberg.

A nova defensora-geral do DF se formou em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí. De 2005 a 2006, atuou como assessora do Ministério Público de Goiás.

Na Defensoria Pública do DF, foi eleita duas vezes para integrar o conselho superior do órgão. Ela também foi professora do Centro Universitário do Distrito Federal, onde deu aulas de direito processual penal em 2010.

Maria José foi nomeada em 17 de abril.

Edição: Paula Oliveira