30/04/2018 às 09:02, atualizado em 03/05/2018 às 18:15

Orquestra Sinfônica destaca pluralidade de nações em maio

Programa deste mês contempla artistas alemães, russos, franceses e italianos e a Sinfonia nº 9, de Beethoven

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Programação de maio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro

Edição de arte/Agência Brasília

A data de apresentação no Parque Ezechias Heringer, no Guará, foi alterada pela orquestra: passou de 5 de maio para 19 de maio. No dia 19, a orquestra substituiu o concerto para violão com o solista Petar Culic por apresentação de música erudita. No dia 29, o Ciclo Tchaikovsky (Francesca Rimini) foi substituído pela Sinfonia nº 4.

A diversidade cultural dos povos será celebrada pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em maio. O programa do mês contempla artistas alemães, russos, franceses e italianos, por exemplo, em apresentações no Cine Brasília e no Parque Ezechias Heringer, no Guará.

No feriado de 1º de maio, no Cine Brasília, a orquestra toca Abertura da ópera João e Maria, de Engelberg Humperdinck; Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo; e Concerto para violão e orquestra, com solo de violão do croata Petar Culic. A noite se encerra com a Sinfonia nº 2, de Rachmaninoff. A regência é do maestro Cláudio Cohen.

Em 7 e 8 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a sinfônica faz a Sinfonia nº 9, de Beethoven, em parceria com o Coral Sinfônico de Goiânia, o Coral Adventista de Brasília e o Coral Ad Infinitum.

A apresentação no Auditório Master do centro contará ainda com a participação de dois brasilienses que vivem em São Paulo: a soprano Luisa Francesconi e o tenor Paulo Mandarino.

A japonesa radicada em Florianópolis Masami Ganev e o barítono paulista Johnny França completam o elenco. Em ambas as noites, os espetáculos serão conduzidos pelo regente Cláudio Cohen.

O Velho Continente é festejado em 15 de maio, com o Concerto Europeu 2018. Sob a regência do maestro russo Piotr Sulkowski, o programa prevê Dança Eslava Opus 46, nº 1, de Antonin Dvo?ák, e Concerto para violino e Orquestra em sol menor, de Max Brunch, com solo do violinista italiano Domenico Nordio. O público também desfrutará de árias de ópera com a solista portuguesa Cátia Moreso.

Programação de maio da Orquestra Sinfônica

A terceira edição do Concertos no Parque, iniciativa que aproxima a orquestra do grande público, ocorre em 19 de maio. Nesse dia, o Parque Ezechias Heringer, no Guará, será palco de apresentação de música erudita e de trilhas sonoras de filmes e obras icônicas da música clássica.

As duas últimas apresentações do mês contemplam as obras do russo Tchaikovsky, que completa 125 anos de morte em 2018. Em 22 de maio, os espectadores poderão conhecer Capricho Italiano Opus 45 e a Sinfonia nº 3, Opus 29. Já em 29 de maio, a orquestra executa a Sinfonia nº 4, sob a batuta de Cláudio Cohen.

A entrada é gratuita em todos os dias.

Edição: Paula Oliveira