08/05/2018 às 14:11, atualizado em 08/05/2018 às 16:38

Ceilândia recebe oficina sobre prevenção de quedas de idosos

Próxima turma começa na segunda (14) à tarde. Podem participar pessoas com 65 anos ou mais

Por Da Agência Brasília, da Secretaria de Saúde

Moradores de Ceilândia com idade a partir de 65 anos podem participar da Oficina de Prevenção de Quedas, oferecida pela Região de Saúde Oeste. A turma terá início na segunda-feira (14) e seguirá até julho. Estão previstos 20 encontros, às segundas e quartas à tarde, em um espaço cedido pela Escola Anísio Teixeira, ao lado do Hospital Regional de Ceilândia.

[Olho texto=”Subir escadas, estender roupas no varal, andar em um pé só, caminhar sobre uma linha. Tudo é usado para ajudar os pacientes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Estão disponíveis 20 vagas. Outras 20 já foram preenchidas com encaminhamentos médicos. “O idoso pode vir por demanda espontânea. Basta chegar aqui na segunda ou na quarta, entre 14 e 17 horas. Fazemos uma triagem e uma avaliação”, detalha a terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, Polyana Gonçalves.

A oficina consiste em simular atividades do cotidiano para estimular memória, equilíbrio, atenção e mobilidade. Subir escadas, estender roupas no varal, andar em um pé só, caminhar sobre uma linha. Tudo é usado para ajudar os pacientes.

Segundo Polyana, é feita uma avaliação no início da oficina e outra ao final. “É muito perceptível a mudança. Percebemos o quanto eles ganham, principalmente no quesito equilíbrio.”

A iniciativa conta com a parceria de alunos de fisioterapia e terapeutas ocupacionais da Universidade de Brasília. Outras oficinas são oferecidas ao longo do ano. A atual, por exemplo, terminará na quarta (16), com palestra, gincana com os idosos e distribuição de brindes.

Quedas são responsáveis por maior parte das internações de idosos

De acordo com a fisioterapeuta Fernanda Dutra, cerca de 80% das internações de idosos na geriatria do Hospital Regional de Ceilândia têm como causa principal as quedas. “Por isso, trabalhar a prevenção é tão importante.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ideia é que a prática seja oferecida em todas as unidades básicas de saúde de Ceilândia. “Isso permitirá que eles façam as atividades mais perto de casa, facilitando o acesso”, acredita o profissional.

Com o encerramento da turma, a equipe responsável pela oficina encaminha os idosos para outras atividades, como aulas de dança e atividades físicas, graças a parcerias com locais como o Centro Olímpico.