11/05/2018 às 10:06, atualizado em 11/05/2018 às 12:18

Obras no Trevo de Triagem Norte chegam a 35% do projeto

Nove dos 13 viadutos já foram concluídos, e as fundações para construir duas pontes laterais à do Bragueto estão em andamento

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

As obras no Trevo de Triagem Norte estão 35,38% executadas. O conjunto de intervenções vai reconfigurar a malha viária rumo à saída norte e beneficiar mais de 100 mil motoristas que trafegam por ali todos os dias.

As obras no Trevo de Triagem Norte estão 35,38% executadas. Nove dos 13 viadutos já foram concluídos, e as fundações para construir duas pontes laterais à do Bragueto estão em andamento. Nesta sexta-feira (11), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg acompanhou o andamento dos trabalhos.

As obras no Trevo de Triagem Norte estão 35,38% executadas. Nove dos 13 viadutos já foram concluídos, e as fundações para construir duas pontes laterais à do Bragueto estão em andamento. Nesta sexta-feira (11), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, acompanhou o andamento dos trabalhos. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nesta sexta-feira (11), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg acompanhou o andamento dos trabalhos. A vistoria ocorreu na avenida transversal — constituída de duas vias independentes, com três faixas de rolamento cada uma —, que vai passar sob o viaduto e será a nova ligação entre a W3 e a L4

Segundo o governador, a previsão é que a passagem vistoriada hoje esteja funcionando ainda em junho. Já toda a parte da Asa Norte deverá ser entregue até o fim do próximo mês. “Essa obra vai melhorar muito a mobilidade urbana de quem mora em Planaltina, em Sobradinho, nos condomínios, no Varjão, no Lago Norte, de quem vai para Formosa [GO] e para Brasilinha”, destacou Rollemberg.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Márcio Buzar, detalhou que não haverá mais semáforo no trecho visitado nesta manhã. “Isso vai permitir o fluxo direto, será uma melhoria muito grande.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Até o momento, dos 13 viadutos previstos, foram executados nove — oito no Trevo de Triagem Norte e um na Ligação Torto-Colorado. Além disso, iniciaram-se as fundações das duas pontes laterais à do Bragueto.

De acordo com Buzar, a Ponte do Bragueto “está muito bem do ponto de vista estrutural, mas precisa de manutenção”, que poderá ser feita graças à construção das pontes leste e oeste.

O valor atual do contrato é de R$ 85.300.225,76, e o gasto, de R$ 30.175.216,57. Foram executados e pagos 35,38%.

O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios —, serão 28 intervenções.

Apae-DF de Sobradinho poderá aumentar capacidade de atendimento

Após a vistoria, o governador seguiu para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) em Sobradinho (Setor de Áreas Isoladas, Quadra 9), onde participou de café da manhã em homenagem ao Dia das Mães.

No evento, Rollemberg lembrou do pedido de apoio para a construção do prédio na época em que era secretário de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia. “A doação desse terreno vai permitir ampliar ainda mais esse trabalho maravilhoso”, disse, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg.

A unidade de Sobradinho da Apae-DF recebeu um lote, nesta semana, da Secretaria de Patrimônio da União. No espaço, será erguida uma nova estrutura. Com isso, a entidade estima que poderá atender 200 pessoas — hoje, são 100.

Edição: Raquel Flores