15/05/2018 às 20:26, atualizado em 16/05/2018 às 10:37

Exposição tecnológica abre a AgroBrasília 2018

11ª edição de feira agrícola é ponto de encontro para fomento aos pequenos e grandes negócios do campo no DF

Por Vinícius Brandão, da Agência Brasília

A 11ª edição da AgroBrasília foi aberta, nesta terça-feira (15), com exposição de tecnologia agrícola no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). O governador Rodrigo Rollemberg participou do evento.

A AgroBrasília foi aberta oficialmente nesta terça-feira (15) e segue até o próximo dia 19 no PAD-DF.

A AgroBrasília foi aberta oficialmente nesta terça-feira (15) e segue até o próximo dia 19 no PAD-DF. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

“Hoje, a AgroBrasília é uma das cinco maiores feiras do País. É onde o agronegócio de empresa e a agroindústria familiar se encontram para trocar informações”, explicou Rollemberg.

Segundo o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Argileu Martins, a feira movimentou mais de R$ 700 milhões em 2017. “A AgroBrasília já é uma marca da cidade e tem muito mais a crescer”, enfatizou.

Na cerimônia, o governador aproveitou para anunciar o início da construção do ginásio poliesportivo do núcleo rural do PAD-DF. As obras serão implementadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com R$ 2,2 milhões de emendas parlamentares.

Abertura teve homenagens e acordo

Por ocasião da abertura, os ex-presidentes da Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF), que organiza a AgroBrasília e completa 40 anos de funcionamento, foram homenageados com placas comemorativas.

Também no evento, foi celebrado acordo entre a subsidiária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia) e uma empresa de fertilizantes da região.

A parceria estabelece a produção de macroalgas, como as cianobactérias, para aumento da produtividade em lavouras de soja, milho, feijão, banana e uva.

A técnica estimula o crescimento de raízes e demais pontos de alongamentos da planta pela presença de hormônios vegetais. A expectativa é que a produção se dê em áreas expoentes na agricultura, como a região de Formosa.

Depois da abertura, o governador visitou o estande do Banco de Brasília (BRB) para assinar um documento que autoriza o custeio agrícola com condições especiais para clientes do estabelecimento em áreas rurais.

programacao agrobrasilia 2018

AgroBrasília 2018

Até 19 de maio (sexta-feira)

Das 8h30 às 18 horas

No Parque Ivaldo Cenci (PAD-DF, BR-251, km 5)

Entrada gratuita

Edição: Vannildo Mendes