16/05/2018 às 12:14

Segurança no trânsito sustentável é tema de seminário internacional

Encontro contará com a participação de especialistas de Brasília e dos EUA. Serão oferecidas 240 vagas aos interessados

Por Da Agência Brasília, com informações do Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoverá, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), o Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável.

Sob responsabilidade da Diretoria de Educação de Trânsito do Detran, o encontro ocorrerá em 23 de maio, das 8 às 12 horas, no auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB, no campus da Asa Norte.

O seminário dará ênfase a boas práticas de sustentabilidade na circulação do tráfego urbano, como a inclusão da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Serão oferecidas 240 vagas aos interessados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Além de profissionais de Brasília com larga experiência no tema, estará presente o professor Peter Furth, da Northeastern University de Boston, Massachussets. Após a palestra dele, será aberta mesa de debates.

Participam também o secretário de Mobilidade do DF, Fábio Damasceno; o presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, Davi Duarte Lima; e o especialista em planejamento da mobilidade urbana e gestão ambiental Renato Boareto.

Ação faz parte do movimento Maio Amarelo 2018

Essa é uma das principais ações educativas que o Detran promove neste mês, no contexto do movimento Maio Amarelo 2018, dedicado a ações de segurança no trânsito.

É ainda fruto de acordo de cooperação internacional entre a autarquia e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na véspera do encontro, em 22 de maio, o professor estadunidense Peter Furth participará de uma pedalada com ciclistas de Brasília, às 9 horas, na área central da capital.

Em 24 de maio, a partir das 10 horas, o especialista ministrará palestra para agentes do Detran, do Departamento de Estradas de Rodagem do DF e da Polícia Militar do DF, além de examinadores e instrutores de trânsito, no auditório do edifício Detran.

Quem é o professor Peter Furth

Titular da cadeira de engenharia civil e meio ambiente da Northeastern University de Boston, Peter Furth é uma das maiores autoridades em transportes e mobilidade dos Estados Unidos, além de defensor da sustentabilidade do trânsito.

É PhD pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets, autor de trabalhos premiados sobre transporte, trânsito e mobilidade, e professor visitante da Universidade de Delft, na Holanda, onde ministra cursos de verão sobre transporte urbano sustentável.

Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável

23 de maio (quarta-feira)

Das 8 às 12 horas

No auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB – campus da Asa Norte

Inscrições das 8 horas às 8h30, no local do evento

240 vagas