01/06/2018 às 15:42, atualizado em 04/06/2018 às 10:27

Projetos sociais com foco em segurança pública serão certificados

O período de inscrição para o processo seletivo vai até 29 de junho, pela internet. Iniciativas reconhecidas serão mapeadas e divulgadas pelo governo de Brasília

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Responsáveis por projetos sociais de combate à violência e promoção da cidadania no Distrito Federal interessados em obter certificação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social têm até 29 de junho para se inscrever no processo seletivo.

O formulário está disponível na internet. Os projetos podem ser individuais, coletivos ou desenvolvidos por instituições.

O objetivo é valorizar práticas de cidadania com foco na prevenção da criminalidade, inclusão social e implementação da cultura de paz. As ações selecionadas serão mapeadas e divulgadas pelo governo de Brasília.

Os projetos inscritos serão avaliados e considerados aptos caso atendam a critérios como funcionar há pelo menos um ano e se enquadrar em uma das seguintes áreas:

  • Promoção da inclusão social dos egressos do sistema penitenciário
  • Redução de vulnerabilidades da população LGBT, negros, idosos, crianças e adolescentes
  • Redução de danos resultantes do uso de drogas
  • Combate à violência contra as mulheres
  • Prevenção de acidentes
  • Promoção do uso do espaço público

De acordo com o subsecretário de Gestão da Informação da Secretaria da Segurança Pública, Marcelo Durante, a certificação facilitará a captação de recursos financeiros pelos projetos sociais junto ao governo.

“Vamos elaborar um mapa de práticas desenvolvidas pela população. Isso é um reconhecimento público do que a sociedade está fazendo. A partir do momento em que se comprova a eficiência dos projetos, eles passam a ter mais credibilidade”, explica o subsecretário.

Os interessados deverão comprovar as informações prestadas no ato de inscrição por meio de fotografias e documentos. Elas serão avaliadas por um comitê composto por oito representantes da secretaria, forças de segurança e conselhos de segurança (Consegs).

Leia o edital da seleção na íntegra.