04/06/2018 às 15:48, atualizado em 05/06/2018 às 08:48

Governo vai divulgar preço de combustíveis na refinaria e nas distribuidoras

A partir da próxima segunda-feira (11), cidadão poderá entrar no site da Secretaria de Fazenda e saber a margem de lucro do empresário. Base de cálculo para cobrança de ICMS do litro de gasolina está em R$ 4,29

Por Guilherme Pera, da Agência Brasília

A partir da próxima segunda-feira (11), o governo de Brasília vai divulgar preço de produtos derivados do petróleo comprados na refinaria e na distribuidora, a exemplo dos combustíveis.

Última reunião do gabinete de acompanhamento da greve dos caminhoneiros ocorreu nesta segunda-feira (4).

Última reunião do gabinete de acompanhamento da greve dos caminhoneiros ocorreu nesta segunda-feira (4). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Assim, o cidadão vai poder entrar no site da Secretaria de Fazenda, digitar quanto pagou no posto e saber qual a margem de lucro do empresário.

Com o fim da greve dos caminhoneiros e a volta à normalidade no abastecimento à população, o gabinete de controle de crise para de funcionar.

O anúncio foi feito pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, em entrevista coletiva no Palácio do Buriti na tarde desta segunda-feira (4).

De acordo com ele, até 30 de junho, para efeito da base de cálculo de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), vai permanecer o valor de R$ 4,29 para o litro de gasolina.

Oferta de gás de cozinha no DF está em 30 mil botijões ao dia

Em relação ao abastecimento do botijão de gás P13, o comum de cozinha, o fornecimento diário está em 30 mil unidades. São 10 mil a mais do que o consumo normal.

Com isso, o governo de Brasília estima que o abastecimento esteja normalizado até quarta-feira (6). “Os demais tipos de gás, como o a granel e os botijões maiores, já estão normalizados”, informou Rollemberg.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) continuará a atuar para evitar preços abusivos. O órgão fiscalizou 27 postos de distribuição de gás de cozinha; sete deles foram autuados por práticas irregulares.

Edição: Vannildo Mendes