06/06/2018 às 09:02, atualizado em 06/06/2018 às 15:59

Hospital Veterinário Público fez 1,5 mil atendimentos em dois meses

São atendidos 50 animais por dia, além de emergências e retornos. Para ter acesso aos serviços, é preciso pegar uma das senhas distribuídas diariamente das 8 às 10 horas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Inaugurado há dois meses, em 5 de abril, o Hospital Veterinário Público do Distrito Federal fez 1.560 atendimentos até a manhã de segunda-feira (4). Foram 1,4 mil consultas e 160 cirurgias.

Inaugurado há dois meses, em 5 de abril, o Hospital Veterinário Público do Distrito Federal fez 1.560 atendimentos até a manhã de segunda-feira (4). Foram 1,4 mil consultas e 160 cirurgias.

Inaugurado há dois meses, em 5 de abril, o Hospital Veterinário Público do Distrito Federal fez 1.560 atendimentos até a manhã de segunda-feira (4). Foram 1,4 mil consultas e 160 cirurgias. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O espaço, gerido pela Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), com sede em São Paulo (SP), abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Ele fica no Parque Lago do Cortado, em Taguatinga.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), as senhas são entregues das 8 às 10 horas, e o dono do animal precisa apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência em seu nome.

Com ala cirúrgica, cinco consultórios, enfermaria e salas separadas para internação de bichos com doenças infecciosas, são recebidos 50 animais por dia, além de emergências e retornos. Obedece-se à ordem de chegada, mas cães e gatos com quadro clínico mais grave têm prioridade.

[Olho texto=”O atendimento no Hospital Veterinário Público é feito por ordem de chegada, mas animais com quadro clínico mais grave têm prioridade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O lugar recebe qualquer interessado, no entanto, exames e cirurgias são feitos apenas em animais atendidos no próprio serviço.

A equipe conta com nove veterinários e três auxiliares veterinários. O investimento previsto para o primeiro ano de atividade era de R$ 1 milhão, mas houve um aditivo do mesmo valor. A verba é do Ibram.

O Hospital Veterinário Público tem 540 metros quadrados e foi construído pelo instituto com recursos de compensação ambiental. São oferecidos serviços gratuitos de clínica, cirurgias, exames laboratoriais e outros tratamentos em cães e gatos. A unidade não faz castração.

Edição: Marina Mercante