07/06/2018 às 15:10, atualizado em 07/06/2018 às 15:18

Governo vai apoiar ações de controle e monitoramento de cães e gatos

Portaria conjunta das Secretarias das Cidades e do Meio Ambiente permite parceria com entidades sem fins lucrativos

Por Da Agência Brasília

Feiras de adoção de cães e gatos poderão ter apoio do governo de Brasília. Portaria conjunta assinada pelas Secretarias do Meio Ambiente e das Cidades publicada em maio no Diário Oficial do Distrito Federal permite a parceria dos órgãos do governo com entidades sem fins lucrativos que atuam na área. A iniciativa atende ao Código de Saúde do DF.

As organizações que desejem promover feiras de adoção de animais devem se credenciar na Secretaria do Meio Ambiente e assinar um termo de parceria com o órgão, além de obedecer a critérios estabelecidos no edital, que será publicado ainda neste mês.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria das Cidades vai atuar na comunicação entre as entidades que firmarem parceria com o Meio Ambiente e as administrações regionais, o que dará maior agilidade aos processos.

“A adoção de cães e gatos é uma forma de garantir o controle populacional dos animais, além de reduzir a incidência de doenças transmitidas por eles”, explica o secretário do Meio Ambiente, Felipe Ferreira.

“Vamos atuar nessa integração para tornar os procedimentos possíveis mais ágeis e incentivar eventos de adoção em todo o DF”, completa o secretário das Cidades, Hamilton Esteves.

Políticas de proteção dos animais no DF

Desde 2015, o Instituto Brasília Ambiental mantém o Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos, o que tornou o DF uma das unidades da Federação mais avançadas na prevenção e no controle da proliferação de animais domésticos. Segundo o órgão, a cada ano, são castrados, gratuitamente, mais de 7 mil animais.