12/06/2018 às 18:46, atualizado em 13/06/2018 às 08:31

Papel do cuidador no desenvolvimento infantil é abordado em ciclo de palestras

Objetivo do evento é capacitar gestores públicos, legisladores e profissionais das áreas de educação e saúde, por exemplo, para lidar com as necessidades da primeira infância

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

O papel dos cuidadores no desenvolvimento infantil é o tema central da palestra a ser proferida, nesta quarta-feira (13), pelo pediatra neonatologista Laurista Corrêa. Será no auditório da faculdade Fortium, no Polo São Sebastião, das 14 às 16h30, com inscrições gratuitas.

A palestra tem como público-alvo profissionais das áreas de educação, saúde e desenvolvimento social. É útil também para legisladores, gestores públicos e privados, membros de organizações não governamentais, pais e cuidadores em instituições de acolhimento.

O evento marca a segunda edição do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância, organizado pela Secretaria de Educação do DF, por meio da Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião, em parceria com o comitê científico que assessora a Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, do Senado Federal.

Laurista Corrêa é especialista em saúde da mulher e da criança pela Sorbonne – Universidade Paris V. É também assistente estrangeiro pelo Hospital Cochin-Port Royal, de Paris e coordenador do curso de especialização em saúde perinatal da Universidade de Brasília (UnB).

No eixo da palestra, ele demonstra porque o cuidador — seja a mãe, o pai, ou a pessoa que passa a maior parte do tempo com a criança — tem papel de extrema importância no desenvolvimento nos primeiros meses de vida de um bebê.

Os sinais desenvolvidos nos primeiros meses, segundo o pediatra, estão ligados aos sentimentos de segurança que o bebê adquiriu. Nos três primeiros meses, acrescenta o especialista, a atitude afetiva e estável do cuidador servirá de orientação à criança, já que as suas experiências se limitam aos afetos.

Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância

Tema: O papel dos cuidadores e interessados no desenvolvimento infantil

13 de junho (quarta-feira)

Das 14 às 16h30

No auditório da faculdade Fortium, Polo São Sebastião (Avenida Comercial, nº 941, São Sebastião)

Mais informações pelos telefones: 3303.3423 e 3901.8343

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/ufBXj8