14/06/2018 às 11:01, atualizado em 14/06/2018 às 15:56

Parques do DF terão feiras de produtos orgânicos aos sábados

Comercialização será das 9 horas ao meio-dia nos Parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste

Por Da Agência Brasília

Frequentadores dos Parques Águas Claras, Olhos D’água e Bosque do Sudoeste poderão comprar produtos orgânicos certificados nas feiras, que ocorrerão sempre aos sábados, das 9 horas ao meio-dia.

Duas associações e uma cooperativa estão responsáveis pela venda dos produtos. São elas:

  • Associação de Produtores Agroflorestais — Parque Águas Claras
  • Associação dos Produtores Orgânicos do Bioma Cerrado — Parque Bosque do Sudoeste
  • Cooperativa dos Produtores do Mercado Orgânico de Brasília — Parque Olhos D’água

Na Associação de Produtores Agroflorestais, por exemplo, oito famílias produzem alimentos por meio do processo de regeneração do solo e de recomposição do ecossistema.

Entidades selecionadas por chamamento público

As entidades escolhidas para operar as feiras foram selecionadas por meio de edital de chamamento público, de 23 de fevereiro de 2018, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. O intuito é estimular a produção local, além de estreitar o contato entre produtor e consumidor.

[Olho texto='”Além de estimular o brasiliense a frequentar parques, vamos movimentar a economia local e inserir os produtores rurais no processo de comercialização”‘ assinatura=”Manoel Antônio Vieira Alexandre, secretário-adjunto do Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”direita”]

A medida é fruto da parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater).

Os órgãos formaram comissão para analisar as propostas e escolher entre as associações e cooperativas que mostraram interesse na comercialização de produtos orgânicos nos parques.

O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Manoel Antônio Vieira Alexandre, explica a ideia: “Além de estimular o brasiliense a frequentar os parques, vamos movimentar a economia local e inserir os produtores rurais no processo de comercialização”.

Brasília nos Parques promove contato entre produtor e consumidor

A iniciativa faz parte do programa Brasília nos Parques, criado em 2016 pelo Decreto nº 37.115, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente.

O objetivo é promover o uso sustentável dos parques e demais unidades de conservação distritais e oferecer nos locais serviços e atividades públicas.