20/06/2018 às 14:03, atualizado em 20/06/2018 às 15:35

Portal da Codeplan com geolocalização vai ajudar em pesquisas

Lançado nesta quarta (20), Geocode tem base de dados com informações da CEB, da Caesb e dos Correios, o que permite encontrar endereço pelo CEP

Por Jade Abreu, da Agência Brasília

O Geocode, ferramenta que permite associar endereços a coordenadas em mapas de Brasília, foi lançado nesta quarta-feira (20) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O Geocode, ferramenta que permite associar endereços a coordenadas em mapas de Brasília, foi lançado nesta quarta-feira (20) pela Codeplan.

O Geocode, ferramenta que permite associar endereços a coordenadas em mapas de Brasília, foi lançado nesta quarta-feira (20) pela Codeplan. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A novidade poderá ser acessada no site da companhia a partir de meia-noite e baixada gratuitamente em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.

A ideia é que a plataforma auxilie em pesquisas. Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, da Codeplan, Bruno de Oliveira Cruz, a diferença em relação a outros aplicativos que também usam a localização geográfica é que o Geocode pode ler mais de um endereço.

“Na saúde, você tem uma planilha com os locais de casos de dengue. Com a planilha inserida no sistema, é possível identificar todos os endereços e apresentar as manchas de contaminação”.

[Olho texto='”Com a planilha inserida no sistema, é possível identificar todos os endereços e apresentar as manchas de contaminação (da dengue)”‘ assinatura=”Bruno de Oliveira Cruz, diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, da Codeplan” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo Cruz, o recurso poupa tempo, já que o interessado na leitura não precisa pegar cada endereço para fazer a pesquisa individual e depois catalogar.

A base de dados do Geocode é formada por informações da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e dos Correios. Dessa maneira, os locais podem ser encontrados pelo número do código de endereçamento postal (CEP).

Cruz explica que isso dá a possibilidade, no momento da busca, de hierarquizar se a preferência é pelo endereço ou pelo CEP, o que leva a um resultado mais objetivo ao pesquisador.

Outra vantagem, destacou o diretor, é que também constam na base de dados do sistema os endereços oficiais com as nomenclaturas de como são eles conhecidos informalmente.

O Geocode funciona apenas para os mapas do Distrito Federal. Por ser da rede corporativa do governo de Brasília, a Rede GDF Net, os órgãos ligados pela rede têm acesso mais rápido ao conteúdo do sistema.

Edição: Raquel Flores