20/06/2018 às 16:37, atualizado em 21/06/2018 às 08:45

Saúde assume UTI adulto do Hospital Regional de Santa Maria

Contratação de médicos concursados põe fim à instabilidade jurídica que colocava em risco o funcionamento da unidade

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde

Um problema que se arrastava desde 2011 acaba de ser solucionado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que assumiu a prestação de serviços médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital Regional de Santa Maria.

Os serviços na UTI eram prestados pela empresa terceirizada Intensicare. Agora, com o concurso público feito pela pasta, 46 médicos intensivistas foram lotados na unidade e já prestam serviços no local.

Os profissionais integram o grupo de 115 médicos nomeados pelo governo de Brasília no início de maio para toda a rede, dos quais 14 são neonatologistas e 101, intensivistas. Agora a pasta está em via de controlar também a UTI neonatal do hospital.

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a medida resolve o quadro de insegurança funcional que já impactava o atendimento. “Isso acaba com a instabilidade jurídica, que colocava em risco o funcionamento da unidade em razão de ações judiciais”, disse.

[Olho texto='”Isso acaba com a instabilidade jurídica que colocava em risco o funcionamento da unidade em razão de ações judiciais”‘ assinatura=”Humberto Fonseca, secretário de Saúde do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ele lembrou que alguns processos judiciais chegaram a determinar a cessação de pagamentos para a empresa fornecedora dos serviços, o que representava risco aos pacientes internados.

De acordo com o diretor do hospital, Igor Silveira, a transição entre os médicos da Intensicare para os servidores concursados da Saúde vai ocorrer até 30 de junho.

“Depois de 1º de julho, não haverá mais médicos da empresa nessa unidade. O processo será concluído, e a secretaria terá assumido completamente os 40 leitos da UTI adulto”, informou.

Com a gestão dos leitos pela pasta, será possível diminuir as despesas sem cobertura contratual e o custo. O valor do contrato com a Intensicare era da ordem de R$ 3,8 milhões por mês.

UTI neonatal, a próxima etapa

A expectativa da pasta é assumir nos próximos dias, completamente, a UTI neonatal, que tem 18 leitos. Até o momento, seis novos neonatologistas já foram para a unidade, convocados pela pasta no último concurso público.

[Olho texto=”Transição dos médicos da empresa terceirizada para os concursados da Saúde vai ocorrer até 30 de junho” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“A chegada dos neonatologistas já fortaleceu o centro obstétrico e aumentou a capacidade do hospital de fazer partos”, explicou Robledo Lacerda, superintendente da Região de Saúde Sul, que engloba Gama e Santa Maria.

Segundo Lacerda, com a vinda desses médicos, a média de partos no hospital, que era de aproximadamente 100 por mês, passou para quase 300.

Na avaliação de Humberto Fonseca, há possibilidade de a pasta assumir também a UTI pediátrica do hospital, assim que o novo concurso para intensivistas pediátricos for homologado.

Com 21 leitos, a UTI de pediatria continua sob os cuidados da Intensicare. A previsão da secretaria é assumir o controle da unidade a partir do segundo semestre deste ano.