21/06/2018 às 09:26, atualizado em 25/06/2018 às 20:08

Hospital veterinário promove campanha de vacinação antirrábica

Ação ocorrerá nos dias 28 a 29 de junho, das 9 às 16 horas. Atividade faz parte da programação do Junho Verde

Por Da Agência Brasília, com informações do Ibram

A vacinação antirrábica será na quinta(28) e na sexta (29), não de 26 a 29 de junho, como informado anteriormente.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promove, no Hospital Veterinário Público, campanha de vacinação antirrábica gratuita para animais. A ação ocorrerá na quinta (28) e sexta-feira (29), das 9 às 16 horas, e faz parte das atividades do Junho Verde.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promove, no Hospital Veterinário Público, campanha de vacinação antirrábica gratuita para animais. A ação será de 26 a 29 de junho, das 9 às 16 horas, e faz parte das atividades do Junho Verde.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promove, no Hospital Veterinário Público, campanha de vacinação antirrábica gratuita para animais. A ação será de 26 a 29 de junho, das 9 às 16 horas, e faz parte das atividades do Junho Verde. Foto: Andre Borges/Agência Brasília- 8.9.2016

Para ser vacinado, o animal precisa estar saudável. É necessário levar a carteira de vacinação do bicho, se houver.

A raiva é causada pelo lyssavírus e ataca o sistema nervoso dos mamíferos — primeiramente, o sistema nervoso periférico e, na fase mais grave da doença, o central.

A transmissão se dá por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra, procurar o centro de saúde mais próximo e comunicar a situação por meio do Disque Saúde (160).

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Alguns dos sintomas são convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Hospital Veterinário Público de Brasília

Inaugurado em abril deste ano, o Hospital Veterinário Público tem 540 metros quadrados e foi construído pelo Ibram com recursos de compensação ambiental.

São oferecidos na unidade serviços gratuitos de clínica, cirurgias, exames laboratoriais e outros tratamentos em cães e gatos. A unidade não faz castração.