28/06/2018 às 17:28, atualizado em 29/06/2018 às 09:44

BRB promove aulas de educação financeira em escolas da rede pública

Termo de cooperação assinado pelo Banco de Brasília e pela Secretaria de Educação levará palestras e aulas a 2,5 mil estudantes do sexto ano do ensino fundamental

Por Marcelo Nantes, da Agência Brasília

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (28) termo de cooperação entre o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Educação para execução do projeto Educação Financeira para Crianças. A parceria terá duração de dois anos, com início em setembro de 2018.

O livro Tia Lola e os quatro amigos em: como usar o meu dinheiro? escrito por Helena Tatiana de Mendonça e ilustrado pelo artista plástico e designer gráfico Ralfe Braga. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O livro Tia Lola e os quatro amigos em: como usar o meu dinheiro? escrito por Helena Tatiana de Mendonça e ilustrado pelo artista plástico e designer gráfico Ralfe Braga. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A ideia é ministrar palestras de educação financeira a 2,5 mil estudantes do sexto ano do ensino fundamental para que eles aprendam a gerir as finanças de modo consciente desde pequenos. Nessa etapa da educação básica, os alunos têm 11 anos de idade, em média.

A aluna Rafaella Santos Telles, de 12 anos, do Centro de Ensino Fundamental nº 1, do Paranoá, participou da cerimônia. “Estou muito feliz porque vou poder aprender a usar meu dinheiro, a gastar sem usar tudo”, disse a estudante.

Também participaram do evento a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg; o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o diretor-presidente do BRB, Vasco Gonçalves; a autora do livro, Helena Tatiana de Mendonça Ledo; e o ilustrador do livro, o artista plástico e designer gráfico Ralfe Braga.

[Olho texto=”A ideia é incluir o tema educação financeira na grade curricular da rede pública de ensino do DF” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O tema educação financeira será abordado de maneira transversal. A metodologia do projeto compreende quatro recursos: palestras (cada uma com duração de 90 minutos), aulas, um livro e um aplicativo. De acordo com o diretor-presidente do BRB, a intenção é incluir o conteúdo na grade curricular da rede pública de ensino do DF.

Como material didático, o BRB produziu o livro Tia Lola e os quatro amigos em: como usar o meu dinheiro? A publicação será distribuída aos alunos participantes do projeto, que também vão receber um cofrinho.

Além disso, os estudantes vão poder utilizar um aplicativo de celular, o Educa BRB, desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Os educadores financeiros que vão ministrar as palestras foram capacitados pela Central de Treinamentos do BRB. Eles se inscreveram pelo Portal do Voluntariado.

Edição: Vannildo Mendes