30/06/2018 às 10:41, atualizado em 30/06/2018 às 13:11

Drenagem e pavimentação do Porto Rico estão concluídas

Obras em cinco dos seis lotes do setor habitacional, em Santa Maria, foram entregues na manhã deste sábado (30)

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

A infraestrutura do Setor Habitacional Ribeirão, conhecido como Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, foi entregue aos moradores na manhã deste sábado (30).

A infraestrutura do Setor Habitacional Ribeirão, conhecido como Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, foi entregue aos moradores na manhã deste sábado (30).

A infraestrutura do Setor Habitacional Ribeirão, conhecido como Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, foi entregue aos moradores na manhã deste sábado (30). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O residencial ocupa aproximadamente 81 hectares de área urbanizada (o equivalente a 75 campos de futebol), e as obras tiveram início em julho de 2016.

Foram construídos 15 quilômetros (km) de rede drenagem, 19,5 km de pavimentação asfáltica, 45 mil metros quadrados (m²) de calçadas e 38 mil m² de meios-fios. As benfeitorias contemplarão cerca de 20 mil moradores.

Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, as obras garantirão a melhoria de serviços básicos e do comércio.

“O asfalto não é só asfalto, é uma melhora na qualidade de vida. Sem a poeira de antes, as crianças deixam de ter doenças respiratórias na seca e diarreia nas chuvas. O comércio, por sua vez, fica mais apto a receber seus clientes”, observou Rollemberg.

A área foi dividida — nos Lotes 1, 2, 3, 4, 5 e 6 — para a execução. Apenas o Lote 3, onde não existem casas, aguarda decisão judicial, relativa a pendências fundiárias na região, para início das obras de infraestrutura.

Foram investidos R$ 29,1 milhões. Os recursos são de financiamento da Caixa Econômica Federal (95%), com contrapartida do governo de Brasília (5%).

Os trabalhos criaram aproximadamente 115 empregos diretos e outros 330 indiretos.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o começo das obras de infraestrutura em cinco ruas do setor habitacional — que não estavam previstas no escopo original —, próximo à bacia de detenção, está em fase de estudos e projetos.

Edição: Raquel Flores e Guilherme Pera