02/07/2018 às 20:38, atualizado em 03/07/2018 às 10:55

Militares e civis são condecorados com Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II

No dia do aniversário do Corpo de Bombeiros do DF, mais de 360 pessoas receberam a mais elevada honraria da corporação. Entrega ocorreu na noite desta segunda (2)

Por Amanda Martimon, da Agência Brasília

A mais elevada honraria do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi entregue a mais de 360 pessoas na noite desta segunda-feira (2). Militares e civis receberam a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II no pátio da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul.

A mais elevada honraria do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi entregue a mais de 360 pessoas na noite desta segunda-feira (2). Militares e civis receberam a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II no pátio da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul.

A mais elevada honraria do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi entregue a mais de 360 pessoas na noite desta segunda-feira (2). Militares e civis receberam a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II no pátio da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Na condecoração — que incluiu, por exemplo, militares de diferentes forças de segurança, representantes dos governos local e federal e cidadãos que tenham prestado serviços relevantes à corporação —, houve desfile militar e apresentação da banda dos anfitriões.

A comenda Imperador Dom Pedro II foi instituída em 2003, por meio do Decreto nº 24.275. Ela é concedida:

  • aos bombeiros militares do Distrito Federal que tenham prestado notáveis serviços à corporação, ao DF ou ao País ou se hajam distinguido no exercício da profissão
  • aos militares das Forças Armadas e forças auxiliares (como Polícias Civil e Militar) que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credores de homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
  • aos cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, que hajam prestado relevantes serviços à corporação
  • às corporações militares, nacionais e estrangeiras e respectivas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento

Presidente honorário da Ordem do Mérito, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou medalhas acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Claudio Barbosa Castro. 

Rollemberg parabenizou os homenageados, os integrantes da corporação — antigos e novos — e disse que a cidade admira e reconhece a atuação dos bombeiros. Entre os importantes serviços prestados, o governador citou o combate à dengue, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Para o comandante-geral, essa é a data [o aniversário] mais importante e especial do Corpo de Bombeiros do DF. “O resultado do trabalho está no sucesso diário, em cada vida salva, em cada incêndio combatido e prevenido”, resumiu o coronel Luiz Claudio.

Aprovados em concurso de 2017 tomam posse

Também nesta segunda, 357 militares do Corpo de Bombeiros do DF tomaram posse. Os novos servidores fazem parte da segunda turma de aprovados em concurso de 2017.

Serão incorporados ao quadro de pessoal soldados operacionais para atuar em áreas como busca e salvamento e combate a incêndio e soldados que conduzirão viaturas.

Corpo de Bombeiros foi fundado no Brasil em 1856

A corporação celebra hoje (2) 162 anos de existência no Brasil — dos quais 54 no Distrito Federal.

Ela foi fundada em 2 de julho de 1856 pelo imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com o nome de Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. A criação centralizou as funções de bombeiros existentes em outras forças.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 1889, após a Proclamação da República, a instituição passou a ser chamada de Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Mais tarde, com a Constituição de 1988, tornou-se Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Em 2 de julho de 1964, vieram do Rio para Brasília dois oficiais que coordenaram a chegada ao Planalto Central. Portanto, na mesma data, celebra-se a inauguração na atual capital brasileira. Além disso, em 1954, 2 de julho havia sido decretado oficialmente como o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Edição: Raquel Flores