03/07/2018 às 19:29, atualizado em 04/07/2018 às 10:39

Centro de incentivo à inovação industrial é lançado com apoio do governo de Brasília

Instituto SE – Sesi Senai para o Futuro pretende desenvolver tecnologias, competências técnicas e metodologias avançadas para a indústria

Por Marcelo Nantes, da Agência Brasília

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), lançou nesta terça-feira (3), em Brasília, o projeto de construção do instituto SE – Sesi Senai para o Futuro.

Lançamento do projeto do instituto SE – Sesi Senai para o Futuro, ocorreu nesta terça-feira (3) durante o Encontro Nacional da Indústria, promovido pela CNI.

Lançamento do projeto do instituto SE – Sesi Senai para o Futuro ocorreu nesta terça-feira (3) durante o Encontro Nacional da Indústria, promovido pela CNI. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

O local terá 85 mil metros quadrados de área construída e abrigará:

  • Museu de arte, ciência e tecnologia
  • Centro de convenções
  • Universidade corporativa
  • Sede da coordenação da rede dos institutos de inovação do Senai e dos centros de inovação do Sesi
  • Ambiente para desenvolvimento de novas tecnologias educacionais

O evento faz parte do Encontro Nacional da Indústria, que ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivo Sul. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, estiveram presentes.

O governador declarou a área onde será executado o projeto como de interesse público e assegurou apoio institucional à iniciativa. Ele também anunciou a duplicação da rodovia DF-140, que liga o Plano Piloto ao terreno onde o empreendimento será construído.

As instalações do instituto serão erguidas próximo ao Residencial Alphaville (na divisa do DF com Goiás, a 30 km do Plano Piloto). As obras começam no início de 2019, com previsão de entrega em 2021.

O instituto vai atuar em eixos que abrangem tanto a busca por inovação quanto o diálogo com os empresários industriais, a qualificação dos trabalhadores do Sistema Indústria e a interação com a sociedade.

Além disso, o espaço vai apoiar a rede educacional no desenvolvimento de novas tecnologias, competências técnicas e metodologias avançadas para a indústria.

Edição: Vannildo Mendes