03/07/2018 às 12:48, atualizado em 03/07/2018 às 16:55

Dados sobre ações da Saúde estão disponíveis na internet

Portal da Sala de Situação foi lançado nesta terça-feira (3) pela secretaria. Iniciativa é resultado de convênio com Fiocruz

Por Maryna Lacerda, da Agência Brasília

Diferentemente do informado pela Secretaria de Saúde, os R$ 3,4 milhões da parceria com a Fiocruz são da própria pasta, e não do Fundo Nacional de Saúde.

Para dar maior transparência às ações da pasta, foi lançado nesta terça-feira (3) o portal da Sala de Situação da Secretaria de Saúde. Nele, tabelas, gráficos, relatórios estratégicos e outros tipos de documentos passam a ficar disponíveis para a população.

Portal da Sala de Situação foi lançado nesta terça-feira (3) pela secretaria. Iniciativa é resultado de convênio com Fiocruz. “O portal vai trazer enorme transparência em relação aos dados que hoje existem nos sistemas informatizados da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Portal da Sala de Situação foi lançado nesta terça-feira (3) pela secretaria. “O portal vai trazer enorme transparência em relação aos dados que hoje existem nos sistemas informatizados da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A página vai ser atualizada em tempo real, com link direto entre os bancos de dados da Secretaria de Saúde. “O portal vai trazer enorme transparência em relação aos dados que hoje existem nos sistemas informatizados da Secretaria de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca

Com isso, vai ser possível fazer análises e relatórios com base nas informações oficiais. “Isso vai ser muito útil para a gestão da Saúde, mas também para a população ter acesso a todas as informações”, destacou Fonseca.

A Sala de Situação é resultado de convênio com a Fundação Oswaldo Cruz de Brasília (Fiocruz). A parceria previu o aporte de R$ 3,4 milhões, da própria Secretaria de Saúde.

O site está dividido entre os seguintes temas:

  • Atenção à Saúde
  • Vigilância em Saúde
  • Gestão e Financiamento

A tecnologia empregada para o portal leva em consideração ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) livres.

Dessa forma, a Sala de Situação fica alinhada com as diretrizes da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda), da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) e da Estratégia Internacional para o Governo Aberto.