5/7/18 19:32
Atualizado em 6/7/18 às 9:08

Jardim Botânico de Brasília inaugura anfiteatro ao ar livre

Com capacidade para 2 mil pessoas, espaço tem palco, arquibancadas e banheiros

O anfiteatro do Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado nesta quinta-feira (5). O espaço, com capacidade para cerca de 2 mil pessoas, ganhou palco, arquibancadas ao ar livre e banheiros.

Anfiteatro do Jardim Botânico de Brasília inaugurado nesta quinta-feira (5).
Anfiteatro do Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado nesta quinta-feira (5). Foto: Andre Borges/Agência Brasília

De acordo com o diretor-executivo do órgão, Jeanitto Sebastião Gentilini Filho, a ideia é que o local receba apresentações artísticas em parceria com a Secretaria de Cultura.

Interessados devem ligar para o telefone (61) 3366-5597, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, para informar o projeto e agendar.

Foram investidos R$ 500 mil na obra, provenientes de emenda parlamentar. A abertura contou com exibição de um quarteto de cordas que integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve na inauguração. A esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, plantou uma muda.

O anfiteatro fica próximo à Alameda dos Estados e das Nações e ao Memorial Márcio Montarroyos, também entregue hoje.

Trata-se de uma homenagem ao trompetista carioca, que morreu em 2007, aos 59 anos, em decorrência de câncer de pulmão. O lugar guarda parte do acervo pessoal, com fotos, roupas e alguns dos instrumentos do músico.

Durante a carreira, ele se apresentou ao lado de nomes como Roberto Carlos, Ney Matogrosso e Tom Jobim. Além disso, vinha frequentemente tocar em Brasília e levou vários artistas locais para acompanhá-lo em shows no Rio de Janeiro, onde faziam sucesso e iam para o exterior.

Capital Verde Ibero-Americana e Fundação Jardim Botânico de Brasília

Na solenidade, o governador anunciou que Brasília ganhou o título de Capital Verde Ibero-Americana pela recuperação da orla do Lago Paranoá e pelo fechamento do lixão da Estrutural, entre outras ações.

O reconhecimento foi concedido pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).

Rollemberg também assinou e encaminhou à Câmara Legislativa projeto de lei para instituir a Fundação Jardim Botânico de Brasília.

Durante a cerimônia, também foi anunciada a criação da Escola Superior do Cerrado. A proposta segue agora para ser aprovada pela Secretaria de Educação.

Edição: Raquel Flores

Galeria de Fotos

Jardim Botânico de Brasília inaugura anfiteatro ao ar livre