06/11/2018 às 08:56, atualizado em 07/11/2018 às 15:42

CRLV digital: saiba como baixar o documento do carro

Certificado está disponível, em Android e iOS, para quem quitou todos os débitos do veículo. Não é necessário ir ao Detran nem pagar taxa

Por Da Agência Brasília

O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) está disponível nas principais plataformas de smartphone — Android e iOS —, e o download independe de ida ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ou de pagamento de taxa.

O certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) está disponível nas principais plataformas de smartphone — Android e iOS —, e o download independe de ida ao Detran-DF ou de pagamento de taxa.

O certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) está disponível nas principais plataformas de smartphone — Android e iOS —, e o download independe de ida ao Detran-DF ou de pagamento de taxa. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Para baixar o documento digital, é necessário fazer cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Depois, procurar pelo aplicativo Carteira digital de trânsito na App Store (iOS) ou na Play Store (Android) e seguir os passos para acessar.

No processo, são requisitados o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Caso haja débitos, é preciso quitá-los e baixar o documento apenas no dia útil seguinte, tempo necessário para o Denatran processar o pagamento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

É possível ter documentos de mais de um carro por celular. Todos os veículos precisam, no entanto, estar no nome do mesmo proprietário.

Vale lembrar que transitar em carro não licenciado constitui infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso representa sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47.

Edição: Marina Mercante