08/11/2018 às 15:31, atualizado em 09/11/2018 às 13:57

Alunos do CIL 2 conheceram embaixada francesa nesta quinta (8)

Em mais uma edição do programa Embaixadas de Portas Abertas, grupo conheceu as instalações do local, assistiu a uma palestra sobre a cultura francesa e tomou um café da manhã com comidas típicas

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Para Melissa Santos, de 11 anos, aluna do curso de francês do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 2 de Brasília, esta quinta-feira (8) não foi um dia qualquer. Significou a realização do sonho de conhecer a cultura francesa, em uma visita guiada à Embaixada da França.

Alunos do CIL 2 conheceram embaixada francesa na manhã desta quinta-feira (8)

Estudantes do CIL 2 em visita à Embaixada da França nesta quinta-feira (8). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Foi a segunda vez que um centro interescolar de línguas de Brasília esteve no local. Hoje, 33 alunos do CIL 2 participaram da visitação.

De acordo com a colaboradora do governo de Brasília e idealizadora do programa, Márcia Rollemberg, “é uma honra estreitar as relações com a embaixada que tem as portas abertas e participa da cidade”.

[Olho texto= ‘”É uma honra estreitar as relações com a embaixada que tem as portas abertas e participa da nossa cidade”‘ assinatura=”Márcia Rollemberg, colaboradora do governo de Brasília e idealizadora do programa” esquerda_direita_centro=”centro”]

Todas as quartas-feiras o local tem sessões de cinema abertas ao público.

Estudantes do primeiro ciclo do curso de francês, com idades de 11 a 15 anos, tiveram a oportunidade, além de praticar o idioma, de conhecer mais sobre a cultura, a história e a culinária do país europeu.

A visita durou cerca de duas horas. Os alunos conheceram as instalações da embaixada, assistiram a uma palestra sobre a cultura francesa e tiveram pausa para café da manhã com comidas típicas francesas.

Michel Miraillet, embaixador da França no Brasil, aproveitou a ocasião para conversar em francês com os visitantes. Eles cantaram juntos o hino do país e trocaram algumas palavras. “Hoje vocês estão na França”, disse ele.

Promover intercâmbio cultural e mostrar a carreira dos diplomatas a estudantes das escolas públicas do Distrito Federal são alguns dos objetivos do programa, que chegou à 50ª edição.

Com atividades que integram o Criança Candanga, conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência, o programa é parceria da Assessoria Internacional com a Secretaria de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), que leva os alunos às embaixadas.

Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015 e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017. Cerca de 1,1 mil alunos participaram diretamente da iniciativa.

As representações diplomáticas interessadas em participar podem enviar e-mail para assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.

Edição: Marcela Rocha