08/11/2018 às 12:37, atualizado em 08/11/2018 às 12:55

Jovens aprendizes recebem certificação em curso de jardinagem

Curso de formação promovido na Novacap durou 11 meses. Participantes contaram com carteira assinada e auxílio financeiro, além de vales transporte e alimentação

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Setenta e quatro integrantes do Programa Jovem Aprendiz receberam, na manhã desta quinta-feira (8), os certificados de conclusão do curso de jardinagem.

Setenta e quatro integrantes do Programa Jovem Aprendiz receberam, na manhã desta quinta-feira (8), os certificados de conclusão do curso de jardinagem. A solenidade contou com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Setenta e quatro integrantes do Programa Jovem Aprendiz receberam, na manhã desta quinta-feira (8), os certificados de conclusão do curso de jardinagem promovido na Novacap. A solenidade contou com a participação do governador do DF, Rodrigo Rollemberg. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A iniciativa é uma parceria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). Durante a cerimônia de hoje, no Viveiro I da empresa pública, outros 70 jovens passaram a integrar o programa e receberam as boas-vindas.

A solenidade contou com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Ele destacou a oportunidade de aprendizado que os alunos tiveram. “Hoje vocês saem daqui como auxiliares de jardinagem, mas podem continuar se aperfeiçoando e ter um mercado promissor”, disse.

De acordo com a diretora-administrativa da Renapsi, Aline Ferreira, dos 74 jovens certificados hoje, 18 foram destaque durante o curso. Um deles será escolhido em processo seletivo para ser efetivado como monitor na próxima turma.

Como é o Programa Jovem Aprendiz na Novacap

O Programa Jovem Aprendiz funciona há 25 anos na Novacap. Atualmente, 180 jovens entre 14 e 24 anos fazem parte da ação. Desses, 150 atuam nos viveiros da companhia, onde fazem a parte prática do curso de jardinagem, que dura 11 meses.

Os outros 30 recebem capacitação na área administrativa, em diversos setores da empresa, durante dois anos.

A carga horária é, respectivamente, de seis e quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Os aprendizes contam com carteira assinada e auxílio de R$ 750 para quatro horas e um salário mínimo para seis horas, além de vales transporte e alimentação.

Edição: Marina Mercante