12/11/2018 às 18:32

Conselho de Cultura do DF tem novos representantes da sociedade

Quatro titulares foram eleitos para o triênio 2019-2021. Votação ocorreu durante encontro dos colegiados regionais no Museu Nacional

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

O Conselho de Cultura do Distrito Federal já tem a nova composição da sociedade civil. Os quatro conselheiros titulares eleitos para o triênio 2019-2021, nos respectivos segmentos, foram:

  • Divino Gomes e Wellington Abreu (arte e cultura)
  • Iara Alves (políticas afirmativas)
  • Fernanda Morgani (economia criativa)

A eleição ocorreu nesse domingo (11), durante o 3º Encontro dos Conselhos Regionais de Cultura, no Museu Nacional.

“Com a Lei Orgânica da Cultura [LOC], o Conselho de Cultura do DF passou a ter um papel muito mais propositivo e normativo em relação às políticas públicas”, destacou a subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Jaqueline Fernandes, atual presidente do conselho.

Como estão desenhadas as 8 macrorregiões de cultura do DF

Outro resultado do encontro foi a definição do desenho das oito macrorregiões de cultura. O objetivo é facilitar o diálogo entre as instâncias de controle e a participação social.

Conforme estabelecido na lei orgânica, em cada macrorregião será instituído um comitê macrorregional, formado por dois conselheiros locais e um membro do Conselho de Cultura.

Quando foi instituído o Conselho de Cultura do DF

Instituído em outubro de 1989, o Conselho de Cultura do Distrito Federal é órgão colegiado, de caráter deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, que se configura como espaço permanente de articulação e participação social nas políticas públicas culturais.

As principais competências são:

  • propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios, acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura do Distrito Federal
  • avaliar ações e metas consolidadas no Plano de Cultura do Distrito Federal
  • deliberar sobre programas, processos e ações que lhe forem submetidos, inclusive pela Secretaria de Cultura

Conheça os conselheiros titulares de cultura eleitos para o triênio

Divino Gomes (arte e cultura)
Fórum de Cultura do Distrito Federal

Professor de arte da Secretaria de Educação do DF e bacharel em cênicas pela Faculdade Dulcina de Morais, Divino Gomes é fundador da Cia. Lábios da Lua.

Atua no movimento cultural local desde 1984. Foi presidente do Conselho de Cultura do DF e presidiu o último Seminário de Cultura do DF (2017), que resultou na apresentação de uma série de emendas para a Lei Orgânica da Cultura.

Fernanda Morgani (economia criativa)
Fórum de Cultura do Distrito Federal

Fernanda Barbosa Adão, conhecida como Fernanda Morgani, é ativista cultural há 21 anos. Conselheira de cultura do Guará desde 2012, utiliza os conhecimentos acadêmicos em administração, design thinking e planejamento estratégico na construção, prática e execução de projetos que abordam, por meio da arte, questões de gênero, fortalecimento do Sistema de Cultura do DF, cultura afro-brasileira, economia criativa, análise e modelagem de processos para o fomento de políticas públicas sociais.

Iara Alves (políticas afirmativas)
Casa Frida/Movimento Supernova

Iariadney Alves da Silva é advogada popular e presidente do Conselho Regional de Cultura de São Sebastião, onde foi a conselheira mais votada da atual gestão. Atua na cultura há dez anos nas áreas de teatro, dança e produção cultural. Integrou o coletivo cultural Supernova de 2008 a 2014.

É membro da Associação Lésbica Feminista Coturno de Vênus, do Fórum de Mulheres do DF e Entorno e do Fórum de Entidades de São Sebastião.

Atuou como delegada das mulheres negras do DF no Encontro Nacional. É coprodutora da Casa Frida – Ponto de Cultura e acolhimento a Mulheres e Pesquisadora no projeto a Voz da Cultura de São Sebastião. Também é atriz e produtora do grupo de teatro negro Nós que aqui estamos.

Wellington Abreu (arte e cultura)
Hierofante Cia. de Teatro

Wellington José Lourenço de Abreu é ator de teatro e cinema, palhaço, capoeirista, produtor cultural e diretor de teatro. Licenciado em educação artística e pós-graduado em metodologia do ensino de arte, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Brasília em 2018 pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

É um dos fundadores do Coletivo de Cinema em Ceilândia, um dos gestores do CEU em Ceilândia Norte (eleito pela comunidade) e ajudou a idealizar o Cinema na Placa em Ceilândia, entre outras iniciativas, como o Intercâmbio Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe 2008/2010/2012 e 2017, o Projeto Teatro e Libras 2017-2018, o Mais Cultura CEF 16 Ceilândia Norte – Ministério da Educação 2016.

Papel dos conselhos regionais

A composição do sistema conta ainda com os Conselhos Regionais de Cultura. Eles foram instituídos por meio da Resolução nº 1, publicada no Diário Oficial do DF em 18 de setembro deste ano.

Essas instâncias têm a função de fornecer dados e informações para a elaboração de políticas públicas. Cabe a elas fiscalizar as iniciativas do setor e discutir o orçamento destinado à cultura.

O conselho regional deve ser composto pela comunidade local, além de representantes da administração regional e da Coordenação Regional de Ensino. São três membros do poder público e nove da sociedade.