14/11/2018 às 16:16

Operação São Nicolau previne acidentes nas festas de fim de ano

Defesa Civil do DF fará vistoria de enfeites natalinos até 14 de dezembro

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria da Segurança Pública

Para minimizar riscos com a instalação de enfeites para as festividades de final de ano (Natal e ano-novo), a Defesa Civil do Distrito Federal desencadeou a Operação São Nicolau.

Cerca de 50 locais, entre eles shoppings, edificações e áreas públicas, serão vistoriados até 14 de dezembro. A operação busca identificar ameaças, vulnerabilidades e riscos de desastres nesse período festivo.

[Numeralha titulo_grande=”50″ texto=”Quantidade aproximada de locais que serão vistoriados pela Defesa Civil do DF ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, muitas pessoas instalam enfeites, como o pisca-pisca, sem orientação profissional e com material de baixa qualidade.

Para prevenir problemas, como choque e incêndio, Lopes disse que a Defesa Civil vai fiscalizar lugares públicos para verificar se a instalação está adequada.

Se for verificada alguma irregularidade, será feita a notificação. “Nos últimos anos não tivemos casos graves, os estabelecimentos têm respeitado as exigências mínimas de segurança com relação à parte elétrica”, informou o tenente-coronel.

Regras básicas para montar enfeites natalinos

A Defesa Civil orienta a população a observar as regras básicas na hora de comprar e de montar enfeites de Natal.

[Olho texto=”É importante que não sejam feitas gambiarras na fiação e que as tomadas não sejam sobrecarregadas com outros aparelhos, como T ou benjamins” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

É fundamental, de início, verificar a certificação do Inmetro sobre o produto e que o comprador sempre tenha a nota fiscal.

Outra recomendação é que a árvore de Natal não esteja próximo a cortinas. As lâmpadas devem sempre ser desligadas na hora de dormir ou quando as pessoas saem de casa.

Além disso, é importante que não sejam feitas gambiarras na fiação e que as tomadas não sejam sobrecarregadas com outros aparelhos como T ou benjamins.

É importante também que a iluminação esteja longe de materiais de fácil combustão, como sofás e guarda-roupas. Não é recomendado subir em estruturas metálicas com os equipamentos ligados.

Em caso de acidente, Corpo de Bombeiros deve ser acionado

Em caso de acidente, o local tem de ser isolado para que pessoas não se aproximem.

Além disso, jamais se deve tocar em fios partidos, nem retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional assegure que a energia foi desligada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que seja acionado imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Veja as principais dicas da Defesa Civil para evitar acidentes com adereços natalinos:

  • utilizar filtro de linha que previne contra sobrecarga e/ou descarga atmosférica
  • colocar o pisca-pisca na área externa. Verificar se o local é indicado e se impede contato com a água
  • dar preferência às lâmpadas que quase não esquentam
  • fazer uma revisão nos fios elétricos decorativos antes de colocá-los na árvore. Emendas incorretas ocasionam sobrecarga e aquecimento da fiação e podem dar início a um incêndio
  • somente coloque fiação na árvore desligada
  • para enfeites de fachada de prédio, presépios, luzes decorativas e árvores de Natal ao ar livre, procure um eletricista para evitar fiações defeituosas e sobrecarga
  • cuidado com as crianças, que geralmente se sentem atraídas pelos enfeites e podem levar choque