23/11/2018 às 11:39, atualizado em 23/11/2018 às 13:56

Hospital da Criança ultrapassa 3 milhões de atendimentos

Unidade de saúde especializada comemora 7 anos nesta sexta (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Governador de Brasília visitou as instalações e participou da celebração do aniversário

Por Samira Pádua, da Agência Brasília

Com mais de 3 milhões de atendimentos desde a inauguração, em 2011, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar comemora 7 anos de existência nesta sexta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Hospital da Criança de Brasília José Alencar comemora 7 anos nesta sexta (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Governador Rollemberg acompanhado da esposa Márcia Rollemberg visitou as instalações e participou da celebração do aniversário.

Hospital da Criança comemora 7 anos nesta sexta (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, governador de Brasília visitou as instalações e participou da celebração do aniversário. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Nesse período, foram mais de 487 mil consultas e 1,8 milhão de exames laboratoriais. A unidade de saúde especializada também acumula:

  • 72.948 diárias de internação e de hospital-dia
  • 20.910 transfusões de sangue
  • 45.386 sessões de quimioterapia

Em junho, tornou-se o primeiro hospital público do Distrito Federal e pediátrico da região Centro-Oeste a receber o certificado de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação.

O governador Rodrigo Rollemberg visitou as instalações e participou da comemoração do aniversário nesta manhã. “O Hospital da Criança é o maior exemplo de que, quando deixamos questões menores para trás e quando a cidade se une em torno de um objetivo comum, todos ganham”, discursou o chefe do Executivo local, , acompanhado da esposa e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg.

A cerimônia foi marcada por agradecimentos. O diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Newton Alarcão, em referência à idade do hospital (7 anos), listou sete pontos importantes dessa trajetória, a exemplo do cumprimento de metas quantitativas e qualitativas.

[Olho texto='”Nada disso adiantaria se não tivéssemos a equipe comprometida e apaixonada que temos no Hospital da Criança”‘ assinatura=”Renilson Rehem, superintendente executivo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O trabalho e o empenho de diferentes pessoas e setores foram destacados pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca, pela presidente da Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Maria Ângela Marini, e pelo superintendente executivo do hospital, Renilson Rehem.

“Nada disso adiantaria se não tivéssemos a equipe comprometida e apaixonada que temos no Hospital da Criança. É isso que mais me emociona”, pontuou Rehem.

Em nome dos pacientes, durante a solenidade, duas crianças entregaram cartas de agradecimento às autoridades presentes.

Unidade de internação do Hospital da Criança ativa 70 leitos

Nesta semana, o Hospital da Criança ampliou a capacidade de internação ao ativar 70 leitos da unidade de internação, cujas obras foram entregues em julho. Os primeiros pacientes são crianças e adolescentes que estavam internados no Instituto Hospital de Base.

Desse total, 30 acomodações são para onco-hematologia, 30 para outras especialidades e 10 de unidade de terapia intensiva (UTI).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Quando todos forem ativados, o Hospital da Criança contará com 220 leitos, dos quais 20 na unidade ambulatorial, para internação de hospital-dia, e os demais na unidade de internação.

Essa ativação segue cronograma com foco na garantia da segurança do paciente.

Parte da rede pública de saúde do DF, o Hospital da Criança é administrado pelo Icipe, associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, criada pela Abrace.

O aniversário da unidade também foi marcado pelo primeiro Congresso Brasileiro da Criança com Condições Complexas de Saúde, que ocorre no hospital até hoje para reforçar o compromisso com o estímulo ao ensino e à pesquisa.

Edição: Raquel Flores