25/11/2018 às 11:33

Atletas do DF fecham Paralimpíadas Escolares 2018 em terceiro lugar

É o segundo ano consecutivo que a delegação brasiliense termina entre as três melhores equipes do País. Estudantes do Distrito Federal conquistaram 54 medalhas

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Educação

Pelo segundo ano consecutivo, atletas do Distrito Federal conquistaram o terceiro lugar geral nas Paralimpíadas Escolares 2018. A delegação brasiliense, com 68 representantes, somou 54 medalhas — 21 ouros, 19 pratas e 14 bronzes — e totalizou 327 pontos.

A vencedora da disputa foi a equipe de São Paulo (1.094 pontos e 153 medalhas), seguida por Santa Catarina (444 pontos e 94 medalhas). A classificação final da competição é definida por sistema de pontos, que são atribuídos de acordo com o desempenho em cada modalidade.

[Numeralha titulo_grande=”54″ texto=”medalhas foram conquistadas por atletas do DF nas Paralimpíadas Escolares 2018″ esquerda_direita_centro=”direita”]

A equipe mais vencedora em um esporte leva 120 pontos, o segundo colocado, 50 e o terceiro, 44. Além disso, cada unidade da Federação soma dois pontos por cada modalidade em que teve representante.

O grupo de Brasília esteve no pódio em todas as modalidades que disputou. O basquete em cadeira de rodas (medalha de ouro) e o futebol de 7 (vice-campeão) foram os destaques de pontuação.

“Esse resultado é a consolidação do trabalho desenvolvido pelos nossos centros de iniciação desportiva e a maior prova de que o poder de superação desses meninos é maior do que a limitação. A educação e o esporte caminhando juntos trazem grandes vitórias”, celebrou o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.

No total, 989 atletas, de 23 estados e do Distrito Federal, competiram na 12ª edição das Paralimpíadas Escolares, realizada de 19 a 24 de novembro, nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. 

Onze modalidades compuseram o programa da competição: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.